Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: CULTURA, ENSINO DE QUÍMICA, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102435
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A delicada relação entre conhecimentos científicos e tradicionais tem sido explorada pela filosofia, pelas ciências sociais e pela educação. Especial atenção tem sido dada pelo campo de ensino de ciências, uma vez que a escola – e a sala de aula de ciências – pode ser compreendida como espaço de mediação entre diferentes culturas. Nesse cenário, a educação científica pode operar como perpetuadora de estruturas sociais desiguais, quando inferioriza os saberes tradicionais, ou espaço privilegiado de valorização das identidades regionais e decolonização, quando constrói diálogos horizontais entre ciência e tradição. O presente trabalho configura um estudo de caso, no qual práticas tradicionais de manipulação de mandioca para a preparação de farinha e goma fizeram parte dos experimentos e discussões de uma disciplina de Química Geral destinada a professores em formação, na Universidade Federal do Cariri. Investiga-se a aprendizagem de conceitos químicos fundamentais, tais como substância e mistura, bem como as percepções dos estudantes sobre a relevância de tais conceitos para as práticas agrícolas locais. Transformações nessas percepções foram observadas no decorrer da disciplina, contudo a dicotomia entre conhecimento científico e cultura tradicional encontrou pouco lugar nas manifestações dos estudantes. Desse modo, espera-se contribuir com a superação de tal dicotomia propondo uma abordagem que, conquanto valorize saberes e praticas locais caririenses, media a aprendizagem da ciência química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CULTURA, ENSINO DE QUÍMICA, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582fc0b3b356_20122023113659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 11:36:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO QUINTANA GOMES"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "saulo.quintana@ufca.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102435
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A delicada relação entre conhecimentos científicos e tradicionais tem sido explorada pela filosofia, pelas ciências sociais e pela educação. Especial atenção tem sido dada pelo campo de ensino de ciências, uma vez que a escola – e a sala de aula de ciências – pode ser compreendida como espaço de mediação entre diferentes culturas. Nesse cenário, a educação científica pode operar como perpetuadora de estruturas sociais desiguais, quando inferioriza os saberes tradicionais, ou espaço privilegiado de valorização das identidades regionais e decolonização, quando constrói diálogos horizontais entre ciência e tradição. O presente trabalho configura um estudo de caso, no qual práticas tradicionais de manipulação de mandioca para a preparação de farinha e goma fizeram parte dos experimentos e discussões de uma disciplina de Química Geral destinada a professores em formação, na Universidade Federal do Cariri. Investiga-se a aprendizagem de conceitos químicos fundamentais, tais como substância e mistura, bem como as percepções dos estudantes sobre a relevância de tais conceitos para as práticas agrícolas locais. Transformações nessas percepções foram observadas no decorrer da disciplina, contudo a dicotomia entre conhecimento científico e cultura tradicional encontrou pouco lugar nas manifestações dos estudantes. Desse modo, espera-se contribuir com a superação de tal dicotomia propondo uma abordagem que, conquanto valorize saberes e praticas locais caririenses, media a aprendizagem da ciência química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CULTURA, ENSINO DE QUÍMICA, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582fc0b3b356_20122023113659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 11:36:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAULO QUINTANA GOMES"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "saulo.quintana@ufca.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A delicada relação entre conhecimentos científicos e tradicionais tem sido explorada pela filosofia, pelas ciências sociais e pela educação. Especial atenção tem sido dada pelo campo de ensino de ciências, uma vez que a escola – e a sala de aula de ciências – pode ser compreendida como espaço de mediação entre diferentes culturas. Nesse cenário, a educação científica pode operar como perpetuadora de estruturas sociais desiguais, quando inferioriza os saberes tradicionais, ou espaço privilegiado de valorização das identidades regionais e decolonização, quando constrói diálogos horizontais entre ciência e tradição. O presente trabalho configura um estudo de caso, no qual práticas tradicionais de manipulação de mandioca para a preparação de farinha e goma fizeram parte dos experimentos e discussões de uma disciplina de Química Geral destinada a professores em formação, na Universidade Federal do Cariri. Investiga-se a aprendizagem de conceitos químicos fundamentais, tais como substância e mistura, bem como as percepções dos estudantes sobre a relevância de tais conceitos para as práticas agrícolas locais. Transformações nessas percepções foram observadas no decorrer da disciplina, contudo a dicotomia entre conhecimento científico e cultura tradicional encontrou pouco lugar nas manifestações dos estudantes. Desse modo, espera-se contribuir com a superação de tal dicotomia propondo uma abordagem que, conquanto valorize saberes e praticas locais caririenses, media a aprendizagem da ciência química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.