A implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos currículos estaduais nos últimos anos, trouxe preocupação a classe docente, uma vez que entendem que os documentos curriculares são importantes norteadores de sua prática, mas, que é necessário levar em consideração em qual contexto político foram criados e quais os impactos que esta proposta que apresenta currículos esvaziados e pragmáticos podem trazer à prática docente, inclusive aos que estão em formação nos diversos cursos de graduação nas inúmeras licenciaturas espalhadas pelo Brasil. O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar o Novo Ensino Médio (NEM) na perspectiva da formação inicial e prática de professores no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências e Biologia. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de obras de 2016 a 2022 com os seguintes descritores: BNCC, reforma do ensino médio, ensino de biologia/ciências, formação docente e currículos estaduais. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e analítica, pois fundamenta-se nas discussões da literatura acerca do tema no período analisado, tecendo reflexões vivenciadas pelos licenciandos do PIBID. O resultado e a discussão indicam a crescente dificuldade relativa à aplicação do NEM no componente curricular de Biologia, e como este interfere na formação de professores da disciplina no sentido de potencializar a omissão dos conteúdos necessários para a aprendizagem na escola, o que é confirmado pela literatura utilizada. Em suma, compreende-se a importância deste estudo para a contribuição na formação teórico-prática dos licenciandos, na medida em que possibilitam a inserção reflexiva destes na prática inicial docente através do PIBID.