Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pesquisa longitudinal de natureza ex-ante e ex-post-facto, objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), na modelagem BCC orientada aos otputs (BCC-O), proposta por Banker, Charnes e Cooper (1984). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado dessa instituição. Todavia, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma. A análise geral comprovou que o declínio na eficiência não foi tão brusco, posto variou de um escore de eficiência 0,808 em 2018 e 0,8009 em 2019, para 0,7685 em 2020 e 0,7401 em 2021. Outrossim, destacaram-se os mestrados de Avaliação de Políticas Públicas – Profissional, e o Mestrado Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Profissional (POLEDUC), por catapultarem seus índices de eficiência no ano em que a Pandemia é decretada como tal. Feitos assim expressam um gerenciamento louvável, pois consoante a metodologia DEA, são eficientes as unidades que alcançarem o melhor resultado possível dados os insumos a que dispunham. Empregou-se uma metodologia para apoio às tomadas de decisão que além de identificar as melhores práticas, sinalizou as unidades ineficientes que requerem uma atenção maior dos gestores, de modo que possam melhorar seus índices.

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