ALFABETIZAÇÃO E SUAS FACETAS: COMO AVALIAR NESTA FASE?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97617 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3945 "inscrito_id" => 10146 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E SUAS FACETAS: COMO AVALIAR NESTA FASE?" "resumo" => "O presente trabalho trata da temática da avaliação, relativamente às práticas alfabetizadoras, nos anos iniciais do ensino fundamental. O seu objetivo foi promover reflexões para que a escola se torne um espaço democrático para acolher e contribuir para o desenvolvimento de todos. Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliográfica; tendo como alvo a avaliação no processo de alfabetização, que tem início no primeiro ano do Ensino Fundamental. A avaliação sempre mobiliza professores. Por mais que se estude, se discuta, reflita, o assunto nuca se esgota e sempre parece novo. Sempre é tarefa difícil, para qualquer profissional da educação, por representar uma responsabilidade muito grande em função de seu caráter subjetivo. Comprometendo e envolvendo o professor, pois ele irá estabelecer com cada criança, maiores ou menores, vínculos intelectuais ou afetivos. Esta tomada de consciência é relevante para poder refletir e não incorrer em preconceitos e prejulgamentos. Avaliar crianças em processo de alfabetização não constitui um tema novo; entretanto, sempre se constitui um tema controverso. A diversidade de ideias a respeito se deve a distintos e múltiplos fatores, contudo talvez duas questões estejam na base de todos os outros: a concepção sobre criança e acerca do processo de alfabetização. Assim, essa pesquisa pretende contribuir com a reflexão acerca da importância da avaliação na alfabetização frente à necessidade que se tem por parte das crianças que estão nessa fase, visando à compreensão dessas práticas para o processo de promoção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10146_TB3945_08062023140446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES" "autor_nome_curto" => "ISRAELLY SOARES" "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97617 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3945 "inscrito_id" => 10146 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E SUAS FACETAS: COMO AVALIAR NESTA FASE?" "resumo" => "O presente trabalho trata da temática da avaliação, relativamente às práticas alfabetizadoras, nos anos iniciais do ensino fundamental. O seu objetivo foi promover reflexões para que a escola se torne um espaço democrático para acolher e contribuir para o desenvolvimento de todos. Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliográfica; tendo como alvo a avaliação no processo de alfabetização, que tem início no primeiro ano do Ensino Fundamental. A avaliação sempre mobiliza professores. Por mais que se estude, se discuta, reflita, o assunto nuca se esgota e sempre parece novo. Sempre é tarefa difícil, para qualquer profissional da educação, por representar uma responsabilidade muito grande em função de seu caráter subjetivo. Comprometendo e envolvendo o professor, pois ele irá estabelecer com cada criança, maiores ou menores, vínculos intelectuais ou afetivos. Esta tomada de consciência é relevante para poder refletir e não incorrer em preconceitos e prejulgamentos. Avaliar crianças em processo de alfabetização não constitui um tema novo; entretanto, sempre se constitui um tema controverso. A diversidade de ideias a respeito se deve a distintos e múltiplos fatores, contudo talvez duas questões estejam na base de todos os outros: a concepção sobre criança e acerca do processo de alfabetização. Assim, essa pesquisa pretende contribuir com a reflexão acerca da importância da avaliação na alfabetização frente à necessidade que se tem por parte das crianças que estão nessa fase, visando à compreensão dessas práticas para o processo de promoção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10146_TB3945_08062023140446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISRAELLY SOARES" "autor_nome_curto" => "ISRAELLY SOARES" "autor_email" => "prof.isasoares@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }