Este texto tem por objetivo analisar o gênero textual História em Quadrinho como instrumento pedagógico na Educação Infantil em Escolas no/do Campo. Partimos do pressuposto de que a História em Quadrinho é uma linguagem não verbal, complementada pelo uso da verbal e que ao ser utilizada colabora para um ensino essencial para mediar desenvolvimento, a imaginação e a criatividade do público-alvo das ações didáticas. Respalda-se em Neves, Marcuschi e Mendonça para estudo da História em Quadrinho. Já Pasuch, Moraes e Silva foram considerados para a compreensão da Educação Infantil. Ao passo que Arroyo, Molina e Caldart embasaram a investigação da Educação do Campo. Elencamos como caminhos metodológicos a pesquisa qualitativa, de cunho descritiva, cujas estratégias utilizadas para coleta de dados foi a da investigação bibliográfica, baseadas em Appolinário e Oliveira. As fontes utilizadas nesta pesquisa foram retiradas das bases de dados da Scielo, Google Acadêmico, CAPES e repositórios de algumas universidades brasileiras. Além das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Plano Nacional de Educação (PNE). Constatamos que as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas como recursos didáticos para facilitar o alcance dos objetivos do ensino, principalmente para os leitores da educação infantil, na busca de contribuir para o aumento do desejo de viajar nos vários mundos proporcionados pela leitura, transformando-se e transformando a realidade da qual está inserido.