Neste trabalho foi desenvolvido por discentes da disciplina Atividades Curriculares de Extensão A do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. A disciplina consiste na elaboração de materiais didáticos digitais para serem aplicados no ensino básico como ferramenta de letramento científico, conscientização social e aproximação da Universidade ao público externo. Como o estado de Alagoas é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, com dezessete usinas em funcionamento, o tema “O USO DE AGROTÓXICOS NA CANA-DE-AÇÚCAR – Descubra seus benefícios e malefícios” foi selecionado para a elaboração de um e-livreto. O percurso metodológico para elaboração consistiu na seleção do público-alvo (estudantes de escolas em municípios com usinas), definição dos tópicos (cultura de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas; usinas em atividade; definição de agrotóxicos; riscos na manipulação; EPI’s; impactos ambientais no solo e água; resquícios de agrotóxicos nos alimentos derivados da cana-de-açúcar; impactos econômicos), pesquisa bibliográfica, elaboração e formatação do texto. Elaborou-se também o “MANUAL DO PROFESSOR” com sugestões de conteúdos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de química, biologia, matemática, geografia e história, para auxiliar o docente na aplicação do material em sala. Os autores divulgaram o e-livreto nas escolas em que desenvolviam atividades de Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica. Os materiais contêm links para formulários que visam à avaliação quanto os impactos do conteúdo trabalhado no letramento científico dos estudantes e à efetividade do material e das sugestões pedagógicas na aplicação de conteúdos programáticos por docentes. Os resultados obtidos até o momento são: os docentes acham relevantes as informações do livreto, utilizariam o material em sala e o recomendariam a outros docentes; os estudantes consideram útil e recomendariam o material, que aprenderam algo novo com a leitura e alertariam terceiros quanto ao uso de agrotóxicos. Dessa forma, considera-se que o e-livreto atingiu o objetivo de promover o letramento científico.