O presente trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de língua inglesa, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). A sequência didática parte de uma adaptação do romance clássico Frankenstein, de Mary Shelley (2017), para o filme Frankenweenie (2012), do cineasta norte-americano Tim Burton, no intuito de evidenciar as características do gótico, gênero de grande interesse para o público alvo deste trabalho. Frankenweenie (2012) é uma releitura do grande clássico da literatura gótica mundial e caracteriza-se como uma animação em 3D stop motion com classificação indicativa para crianças maiores de dez anos. A obra em questão realiza as adaptações necessárias ao transpor o texto literário para uma versão infantil, preservando características importantes do gênero gótico e adequando-se à linguagem fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de atividade por meio de uma metodologia ativa, articulando duas importantes áreas do saber, a Literatura e a Linguística. Para isso, faremos uso do modelo de sequência didática de Cosson (2009), dos conceitos da teoria da adaptação de Rajewsky (2012) e Hutcheon (2013), no tocante à comparação das obras nas diferentes mídias, além de fazermos uso das contribuições de Punter (1996), França e Colucci (2020) acerca das características do gênero gótico explorado neste trabalho. Ademais, faremos uso dos trabalhos de Camilo (2015) e Mota (2010), no que compete ao uso da literatura no ensino de língua inglesa, bem como aos postulados de Cope e Kalantziz (2005) acerca do trabalho com Design dos Multiletramentos. Com isso, busca-se elaborar uma proposta voltada para professores que visam à introdução da literatura de língua inglesa aos seus alunos, ao tempo em que abre espaço para a promoção de saberes culturais, garantindo o caráter formativo da disciplina.