Esta pesquisa buscou observar, quantificar e refletir sobre o uso de recursos audiovisuais na formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O interesse pelo tema emergiu de diversos fatores, entre eles: a) provocações profissionais, pois, ao que tudo indica, existem lacunas entre o universo do audiovisual e a formação inicial docente, b) gosto pessoal pela utilização do audiovisual como recurso didático, uma vez que as possibilidades de utilização desses artefatos são amplas, c) necessidade de encontrar respostas à problemática central que motiva as provocações latentes que concernem em: a utilização do audiovisual, enquanto unidade curricular do curso de Pedagogia, pode contribuir para a formação dos(as) futuros(as) docentes. Diante disso, o trabalho teve como objetivo central: verificar se a linguagem audiovisual está presente na formação acadêmica dos estudantes do curso de Pedagogia da UFSJ. A metodologia utilizada foi análise bibliográfica e análise documental de planos de ensino elaborados e utilizados pelos docentes formadores no curso supramencionado. Os dados foram coletados nos anos de 2019 e 2020 e foram analisados a partir de uma perspectiva quanti-qualitativa. O referencial teórico foi pautado sob dois prismas, de um lado, estudiosos do campo da arte e dos artefatos audiovisuais, como: Adriana Fresquet (2013), Ernst Fischer (1966), Herbert Read (2001), Laura Maria Coutinho (2013, 2020), Marília da Silva Franco (1987), entre outros e, por outro lado, autores que defendem a formação docente na perspectiva da Pedagogia da Autonomia, sendo Paulo Freire o autor principal desse campo de estudos. Entre outros resultados, em alguns planos de ensino, localizamos informações sobre os registros que apontavam o uso da linguagem audiovisual no cotidiano do processo formativo docente no curso em questão. Partimos da premissa que formar com o audiovisual é propiciar o desenvolvimento de uma formação mais humanizada e contextualizada.