“Hooke’s Bioadventures” é um jogo sério criado com o objetivo de divertir, mas também de promover o ensino-aprendizado. Os chamados jogos sérios são uma solução proposta para a melhoria de diversas áreas, dentre elas o ensino de várias disciplinas, como a biologia para alunos dos níveis de ensino fundamental e médio, os quais usualmente convivem com metodologias passivas de ensino que nem sempre são atrativas ou eficientes. Tais métodos acabam por desestimular o aprendizado e estigmatizar a matéria de biologia como algo difícil, “repleto de palavras difíceis” ou “caracterizado por decorebas”. O pedagogo Paulo Freire defendia que, para que a aprendizagem aconteça, deve haver, por parte dos alunos, a superação de desafios, resolução de problemas e a construção de novos conhecimentos a partir de suas vivências. Buscando então promover o contato dos alunos com diversos conteúdos da disciplina mencionada, de uma forma ao mesmo tempo estimulante e desafiadora, os alunos são convidados a viver as aventuras do personagem Hooke, que, ao adentrar o corpo humano, acaba por conhecer um pouco do funcionamento de três importantes sistemas fisiológicos: os aparelhos digestório, circulatório e respiratório. O jogo está sendo desenvolvido na plataforma Unity, através da linguagem de programação C#, visando a utilização em dispositivos móveis. Numa primeira etapa, está sendo desenvolvida a fase um, que ocorre dentro do aparelho digestório e, ao fim do desenvolvimento dessa etapa, serão executados testes com alunos do ensino fundamental dois. Por meio dos resultados obtidos nestes testes, verificar-se-á a eficácia do trabalho, culminando assim, na disponibilização do jogo como uma ferramenta de aprendizado no cenário educacional brasileiro.