O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos.