O PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100802 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8288 "inscrito_id" => 173 "titulo" => "O PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o que diz a literatura especializada acerca do processo educacional escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autitsa (TEA). De acordo com o DSM-5, quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, o TEA socialmente conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico com um significativo repertório nas interações da criança com o mundo. A metodologia da pesquisa tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção de um contexto para a problemática e a análise sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste estudo foram Correia (2012), Camargo e Bosa (2009), Omete (2011) e Sant’Ana (2015). Para além deste diálogo teórico, ancorei nas orientações das Leis nº 12.764/12 e nº 13.146/15, na medida em que ambas discorrem sobre os direitos das crianças com autismo. O ambiente escolar representa um importante precursor do desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional, configurando-se assim como um espaço essencial e indispensável da promoção de estímulos e aprendizados com sentido para as crianças com TEA. Com base na leitura e análise dos estudos selecionados, proponho refletir sobre o processo formativo desses sujeitos, que é cercado de desafios e dúvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID173_TB8288_02122023182205.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELMA THAYSE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELMA" "autor_email" => "helma.silva@fale.ufal.br" "autor_ies" => "UFA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100802 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8288 "inscrito_id" => 173 "titulo" => "O PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o que diz a literatura especializada acerca do processo educacional escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autitsa (TEA). De acordo com o DSM-5, quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, o TEA socialmente conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico com um significativo repertório nas interações da criança com o mundo. A metodologia da pesquisa tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção de um contexto para a problemática e a análise sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste estudo foram Correia (2012), Camargo e Bosa (2009), Omete (2011) e Sant’Ana (2015). Para além deste diálogo teórico, ancorei nas orientações das Leis nº 12.764/12 e nº 13.146/15, na medida em que ambas discorrem sobre os direitos das crianças com autismo. O ambiente escolar representa um importante precursor do desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional, configurando-se assim como um espaço essencial e indispensável da promoção de estímulos e aprendizados com sentido para as crianças com TEA. Com base na leitura e análise dos estudos selecionados, proponho refletir sobre o processo formativo desses sujeitos, que é cercado de desafios e dúvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID173_TB8288_02122023182205.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELMA THAYSE COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELMA" "autor_email" => "helma.silva@fale.ufal.br" "autor_ies" => "UFA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }