O presente trabalho tem como objetivo apresentar o que diz a literatura especializada acerca do processo educacional escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autitsa (TEA). De acordo com o DSM-5, quinta versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, o TEA socialmente conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico com um significativo repertório nas interações da criança com o mundo. A metodologia da pesquisa tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção de um contexto para a problemática e a análise sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste estudo foram Correia (2012), Camargo e Bosa (2009), Omete (2011) e Sant’Ana (2015). Para além deste diálogo teórico, ancorei nas orientações das Leis nº 12.764/12 e nº 13.146/15, na medida em que ambas discorrem sobre os direitos das crianças com autismo. O ambiente escolar representa um importante precursor do desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional, configurando-se assim como um espaço essencial e indispensável da promoção de estímulos e aprendizados com sentido para as crianças com TEA. Com base na leitura e análise dos estudos selecionados, proponho refletir sobre o processo formativo desses sujeitos, que é cercado de desafios e dúvidas.