Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100998
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8633
    "inscrito_id" => 22741
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "A presenta pesquisa tem o objetivo de problematizar os desafios do ensino de temas transversais na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais especificadamente na disciplina de história. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta inúmeros desafios sobretudo quanto ao ensino de temais transversais os quais permeiam por questões, sociais, éticas e culturais podendo assim perpassar por inúmeras disciplinas, incluindo história a qual busca uma abordagem interdisciplinar com o objetivo é promover a formação integral do estudante. Nessa perspectiva, faz mister salientar alguns desafios enfrentados pelos docentes e discentes na prática do ensino dos temas transversais da disciplina de história como o a ausência de acesso a informação uma vez que o docente deve encontrar meios que viabilizem a todos os alunos o acesso as informações discutidas em aula. Além do mais, a dificuldade de integrar no currículo da disciplina de história os temas escolhidos para promover analises que liguem pontos históricos com questões contemporâneas. Outrossim, a discussão de temas sensíveis exige que o docente possuía uma formação continua acerca dessas temáticas a qual viabilize tal mediação. Dessa forma, para a construção desse trabalho utilizaremos o trabalho de SILVA (2022) e FERREIRA (2022) intitulado Ressignificação do Ensino de História na EJA: guia de práticas docentes formação integral humana o qual busca articular os conteúdos programáticos da disciplina de história com questões relacionadas ao mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22741_TB8633_10122023201303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELY KESIA DE OLIVEIRA LOA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriely Késia"
    "autor_email" => "kesiagabrielly17@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100998
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8633
    "inscrito_id" => 22741
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "A presenta pesquisa tem o objetivo de problematizar os desafios do ensino de temas transversais na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais especificadamente na disciplina de história. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta inúmeros desafios sobretudo quanto ao ensino de temais transversais os quais permeiam por questões, sociais, éticas e culturais podendo assim perpassar por inúmeras disciplinas, incluindo história a qual busca uma abordagem interdisciplinar com o objetivo é promover a formação integral do estudante. Nessa perspectiva, faz mister salientar alguns desafios enfrentados pelos docentes e discentes na prática do ensino dos temas transversais da disciplina de história como o a ausência de acesso a informação uma vez que o docente deve encontrar meios que viabilizem a todos os alunos o acesso as informações discutidas em aula. Além do mais, a dificuldade de integrar no currículo da disciplina de história os temas escolhidos para promover analises que liguem pontos históricos com questões contemporâneas. Outrossim, a discussão de temas sensíveis exige que o docente possuía uma formação continua acerca dessas temáticas a qual viabilize tal mediação. Dessa forma, para a construção desse trabalho utilizaremos o trabalho de SILVA (2022) e FERREIRA (2022) intitulado Ressignificação do Ensino de História na EJA: guia de práticas docentes formação integral humana o qual busca articular os conteúdos programáticos da disciplina de história com questões relacionadas ao mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22741_TB8633_10122023201303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELY KESIA DE OLIVEIRA LOA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriely Késia"
    "autor_email" => "kesiagabrielly17@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presenta pesquisa tem o objetivo de problematizar os desafios do ensino de temas transversais na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais especificadamente na disciplina de história. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta inúmeros desafios sobretudo quanto ao ensino de temais transversais os quais permeiam por questões, sociais, éticas e culturais podendo assim perpassar por inúmeras disciplinas, incluindo história a qual busca uma abordagem interdisciplinar com o objetivo é promover a formação integral do estudante. Nessa perspectiva, faz mister salientar alguns desafios enfrentados pelos docentes e discentes na prática do ensino dos temas transversais da disciplina de história como o a ausência de acesso a informação uma vez que o docente deve encontrar meios que viabilizem a todos os alunos o acesso as informações discutidas em aula. Além do mais, a dificuldade de integrar no currículo da disciplina de história os temas escolhidos para promover analises que liguem pontos históricos com questões contemporâneas. Outrossim, a discussão de temas sensíveis exige que o docente possuía uma formação continua acerca dessas temáticas a qual viabilize tal mediação. Dessa forma, para a construção desse trabalho utilizaremos o trabalho de SILVA (2022) e FERREIRA (2022) intitulado Ressignificação do Ensino de História na EJA: guia de práticas docentes formação integral humana o qual busca articular os conteúdos programáticos da disciplina de história com questões relacionadas ao mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.