Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: HARRY POTTER E A MAGIA DO APRENDER

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97594
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3915
    "inscrito_id" => 18044
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: HARRY POTTER E A MAGIA DO APRENDER"
    "resumo" => "O artigo aborda a eficácia das Metodologias Ativas de ensino diante das necessidades de uma geração cada vez mais conectada e tecnológica. Diante dessa demanda crescente, os autores relatam uma experiência vivenciada por estudantes do curso de licenciatura em Biologia do IFRN/Macau, na qual foi criado um Espaço Temático inspirado no universo de Harry Potter, visando promover uma aprendizagem interdisciplinar. O Espaço Temático foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica sobre espaços temáticos e sua relação com o processo de Ensino-Aprendizagem, além de artigos relacionados aos livros e filmes de Harry Potter que abordam o ambiente escolar. A ambientação do espaço envolveu conceitos e conteúdos relacionados à Genética, Botânica e outros temas relevantes da sala de aula. Após a implementação desse espaço temático e a vivência da experiência, os autores compartilham seus relatos e realizam comparações com estudos prévios publicados, destacando como esse tipo de ambiente pode ser motivador para o ambiente escolar. Dessa forma, a criação desse Espaço Temático baseado em Harry Potter oferece uma abordagem inovadora para o ensino, ao integrar elementos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem. Através dessa experiência, os estudantes envolvidos puderam se engajar de forma mais ativa e motivada nas atividades escolares, evidenciando o potencial desse método em promover um ambiente de ensino estimulante. No geral, essa abordagem temática proporciona uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, permitindo aos alunos uma imersão mais profunda nos conteúdos e incentivando a participação ativa e o interesse contínuo pelo aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18044_TB3915_03102023162425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA DA SILVA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovanna.a@escolar.ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97594
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3915
    "inscrito_id" => 18044
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: HARRY POTTER E A MAGIA DO APRENDER"
    "resumo" => "O artigo aborda a eficácia das Metodologias Ativas de ensino diante das necessidades de uma geração cada vez mais conectada e tecnológica. Diante dessa demanda crescente, os autores relatam uma experiência vivenciada por estudantes do curso de licenciatura em Biologia do IFRN/Macau, na qual foi criado um Espaço Temático inspirado no universo de Harry Potter, visando promover uma aprendizagem interdisciplinar. O Espaço Temático foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica sobre espaços temáticos e sua relação com o processo de Ensino-Aprendizagem, além de artigos relacionados aos livros e filmes de Harry Potter que abordam o ambiente escolar. A ambientação do espaço envolveu conceitos e conteúdos relacionados à Genética, Botânica e outros temas relevantes da sala de aula. Após a implementação desse espaço temático e a vivência da experiência, os autores compartilham seus relatos e realizam comparações com estudos prévios publicados, destacando como esse tipo de ambiente pode ser motivador para o ambiente escolar. Dessa forma, a criação desse Espaço Temático baseado em Harry Potter oferece uma abordagem inovadora para o ensino, ao integrar elementos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem. Através dessa experiência, os estudantes envolvidos puderam se engajar de forma mais ativa e motivada nas atividades escolares, evidenciando o potencial desse método em promover um ambiente de ensino estimulante. No geral, essa abordagem temática proporciona uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, permitindo aos alunos uma imersão mais profunda nos conteúdos e incentivando a participação ativa e o interesse contínuo pelo aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18044_TB3915_03102023162425.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA DA SILVA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovanna.a@escolar.ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo aborda a eficácia das Metodologias Ativas de ensino diante das necessidades de uma geração cada vez mais conectada e tecnológica. Diante dessa demanda crescente, os autores relatam uma experiência vivenciada por estudantes do curso de licenciatura em Biologia do IFRN/Macau, na qual foi criado um Espaço Temático inspirado no universo de Harry Potter, visando promover uma aprendizagem interdisciplinar. O Espaço Temático foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica sobre espaços temáticos e sua relação com o processo de Ensino-Aprendizagem, além de artigos relacionados aos livros e filmes de Harry Potter que abordam o ambiente escolar. A ambientação do espaço envolveu conceitos e conteúdos relacionados à Genética, Botânica e outros temas relevantes da sala de aula. Após a implementação desse espaço temático e a vivência da experiência, os autores compartilham seus relatos e realizam comparações com estudos prévios publicados, destacando como esse tipo de ambiente pode ser motivador para o ambiente escolar. Dessa forma, a criação desse Espaço Temático baseado em Harry Potter oferece uma abordagem inovadora para o ensino, ao integrar elementos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem. Através dessa experiência, os estudantes envolvidos puderam se engajar de forma mais ativa e motivada nas atividades escolares, evidenciando o potencial desse método em promover um ambiente de ensino estimulante. No geral, essa abordagem temática proporciona uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, permitindo aos alunos uma imersão mais profunda nos conteúdos e incentivando a participação ativa e o interesse contínuo pelo aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.