O presente estudo visa analisar e compreender a influência da brincadeira na formação psicológica social, intelectual e cognitiva da criança. O estudo surgiu após vivenciarmos uma pesquisa de campo através da semana mundial do brincar de 2023. A forma como a brincadeira estimula e fomenta a aprendizagem infantil, contribui para seu processo de formação educacional e pessoal em tempo presente, como também para o futuro, o brincar de forma pedagogica possui intencionalidade de ensinar de maneira ludica sendo supervisionado por um profissional qualificado e com atividades que estimulem o intelecto da criança. Para esta pesquisa adota-se o método bibliográfico, tendo como base as diretrizes nacionais da educação infantil (DCNEIS) e os autores Corsaro (2009), Jean Piaget (2009), Santin (2001) dentre outros, para assim termos melhor compreensão da problemática abordada. Após a análise de tais estudos e teóricos, tornou-se nítido a necessidade da inserção da brincadeira na educação infantil, o brincar é de suma importância para que a criança desenvolva seu sensório motor, tendo então assim um maior interessado com outras crianças e adultos, para que assim possa desenvolver sua sociabilidade, a brincadeira deve sempre possuir uma intencionalidade. Como resolutiva, assim a criança possa desenvolver-se em sua aprendizagem do brincar, de forma lúdica, diante desse processo, busca-se resolver a seguinte problemática.