ANJOS, Sandy Lara Pereira Dos. O impacto do esporte educacional em território de favela. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94874>. Acesso em: 23/12/2024 05:53
No conceito, esporte educacional é o esporte com foco na inclusão social e formação integral do indivíduo, utilizando o esporte como instrumento para a construção de valores sociais, e discussões para formação de uma sociedade mais justa, empática e menos desigual. Segundo Tubino, Garrido e Tubino (2006), o mesmo deve estar referenciado nos princípios da: inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. Compreendendo assim as atividades praticadas nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de Educação, evitando-se a seletividade e a hiper competitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, a sua formação para a cidadania e a prática do lazer ativo. Utilizando o Esporte educacional como norteador para as aulas de educação física, podemos adaptar as regras dos esportes já amplamente divulgados e bem sistematizados culturalmente na comunidade onde atuamos, adapta-se estruturas, já que nem sempre, num território afetado pelas desigualdades sociais se ter espaço territorial para as aulas. Relacionamos o trabalho da Fundação Gol de Letra – FGL nas premissas do esporte educacional, principalmente na integração e parceria da FGL nas escolas e creches públicas da prefeitura do Rio de Janeiro que atendemos no território do Caju, zona portuária do RJ. Neste trabalho o planejamento pedagógico propõe-se a planejar pedagogicamente as premissas da intencionalidade do esporte educacional de Tubino. Que são: “Ensinar o esporte para todos”, respeitando a diversidade de gênero, biótipo, raça, etnia. Entendendo a comunidade do Caju como um lugar de diversidade de povos, sexualidades e transexualidades faz-se necessário incluir toda essa pluralidade nas aulas e atendimentos oferecidos pela FGL. Em paralelo as aulas, rodas de conversa são promovidas para trazer reflexão sociais e debates dos temas transversais, como trabalho e consumo, meio ambiente, saúde, multiculturalismo, raça, gênero.