RESUMO O presente trabalho aborda a experiência desenvolvida no Programa de Monitoria Inclusiva, vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Relata a experiência de apoio a um estudante com deficiência visual do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG), evidenciando o processo de orientação desenvolvido durante o período de vigência do Edital NAI/PRAC Nº 001/2022. As inquietações que resultaram neste relato de experiência iniciaram-se a partir dos estudos e do diálogo entre a orientadora , o estudante com deficiência visual e a monitora inclusiva, que identificaram a necessidade de ampliar o debate e socializar a experiência vivenciada neste período. Como é sabido, o acesso de estudantes com deficiência ao ensino superior é cada vez maior, caracterizado pela ampliação dos direitos na legislação e política educacional brasileira e pela necessidade da desconstrução de barreiras atitudinais. Portanto, é de extrema relevância que as instituições de ensino superior discutam formas de garantir a igualdade, a equidade e o respeito à diversidade no contexto educacional, tornando a universidade um espaço acessível e contribuindo para a consolidação de uma educação para todos. Com o intuito de contribuir com esta discussão, buscou-se estratégias de dialogar sobre a educação inclusiva no ensino superior no sentido de fortalecer e valorizá-la a partir do Programa de Monitoria Inclusiva. Entre as atividades desenvolvidas no período, destacam-se: Orientações individuais; Elaboração de um “guia prático para professores“, com dicas e sugestões didático-pedagógicas, elaborado sob a ótica do próprio estudante com deficiência; Desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis utilizados para aprendizagem das disciplinas acadêmicas e participação em vídeos educativos.