Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DE UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL COMO PROPOSTA DE AULA ATIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Química tem sido debatido ao longo dos anos na literatura no que tange aos seus objetivos e relevância para formação do cidadão. Muitas propostas metodológicas têm sido estudadas no sentido de tornar a química mais acessível às pessoas. Pelo exposto, o presente trabalho tem como objetivo discutir e apresentar a importância de utilizar estudos de caso no ensino de Química. O estudo de caso é considerado uma metodologia ativa, viés da Aprendizagem baseada em problemas (ABP) e vem sendo muito utilizado em diversas áreas do conhecimento, inclusive na Química. A premissa básica da ABP é utilizar de uma situação-problema – real ou simulada - para estimular o aluno a desenvolver suas habilidades e posicionamento crítico. Este tipo de aprendizagem, além de colocar o aluno como protagonista, pode utilizar uma situação relacionada a uma possível área de atuação. Foi desenvolvido um estudo de caso na disciplina de Química em Sala de Aula II, do curso de graduação em Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. Nele, foi explorado o desastre ambiental ocorrido na cidade de Maceió localizado no estado de Alagoas, onde cinco bairros afundaram devido à extração irregular de sal-gema, atingindo aproximadamente 60 mil habitantes. O aluno é sujeito da história, inserido no mundo, e desta forma, expor um caso real possibilita que ele exerça sua sensibilidade e olhar crítico em relação à população afetada, desenvolvendo, portanto, responsabilidade social. Além disso, com a utilização dessa metodologia percebe-se maior integração do conteúdo da disciplina Química com o contexto social, facilitando o processo de aprendizagem. Com isso, o aluno assume uma postura ativa, ao analisar uma situação-problema, onde ele reestrutura seus saberes e os aplica, trocando ideias com seus colegas, tendo a curiosidade como motivação.

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