O presente trabalho foi efetuado pelos discentes do curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Alagoas – IFAL/ Campus Piranhas, que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Tendo como objetivo um levantamento sobre o desenvolvimento do ensino de Física no alto sertão alagoano, encontrados por meio de dados disponíveis pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC sendo discutidos a realidade local do ensino de física, ou seja, dessa forma buscamos dados do quantitativo de professores, matrículas no ensino médio, escolas que ofertam ensino médio e os recursos tecnológicos disponíveis nas redes de ensino, as estrutura das escolas, demanda de professores com formação na área do ensino de física. Sobretudo, com a proposta de sugerir melhorias no ensino e de forma detalhada buscar soluções que venham a ser debatidas em prol de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Além de mostrar a transição do assistencialismo para o educativo como analisar as relações e interfaces do cuidar e educar, por meio de pesquisas, que vêm sendo desenvolvidas na tentativa de aproximar essas duas realidades, promovendo assim um maior significado no ensino. Com esse panorama foi possível encontrar um diagnóstico da situação das escolas que ofertam ensino médio na região do alto sertão de Alagoas.