Esse trabalho apresenta uma análise quantitativa e qualitativa a partir de um levantamento, na área de pesquisa em ensino de Física, das dissertações e trabalhos que foram publicados sobre a nossa temática de investigação. Os temas analisados foram radiações ionizantes, radiações não ionizantes, física nuclear, energia nuclear, radiações, radioatividade, fissão e fusão nuclear. O objetivo da pesquisa foi analisar as publicações sobre o tema, ao longo dos últimos 10 anos, em um programa profissional de formação continuada de professores e em um evento de grande notoriedade dentro do Ensino de Física. Para produzir essa amostragem escolhemos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF ), que é um programa nacional voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase nos conteúdos de Física. Analisamos também os trabalhos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um evento bienal de importante representatividade que apresenta trabalhos focados em ensino de Física promovidos pela sociedade Brasileira de Física (SBF4). Verificamos que poucos trabalhos são direcionados para a temática Física Nuclear e, com os avanços tecnológicos e científicos atuais é necessário buscar novas propostas de ensino na área que relacionem a importância desses conceitos no cotidiano dos alunos.