O processo de ensino e aprendizagem é uma pauta bastante discutida na atualidade, essa discussão tem por objetivo trazer maneiras diferentes de ensinar aos alunos, ou seja à se distanciar do domínio “ensino tradicional” e passar a ser os protagonista em sala de aula. Os professores tem o papel de criar uma aprendizagem eficaz, aonde o aluno se sinta incluído nas discussões a qual sucede a ter um processo de opiniões críticas e não repetidores de conhecimento. Tendo em vista o ensino da geografia umas das principais disciplinas no ensino básico, a mesma enfrenta falta de atenção, ao modo que se trabalha apenas de forma “monótona” por alguns profissionais, ao ponto que a matéria tem um leque de possibilidades de aulas interativas, como: aulas de campos; no próprio ambiente escolar trabalhar sobre localização e orientação, incluir materiais como mapas, globos e etc. Para tanto, medir os conhecimentos desses alunos deve ser revista já que o método de avaliação como provas e trabalhos a quais são atribuídas notas, é visto de forma ultrapassada, a qual não pode ser considerada eficaz o conhecimento a ele atribuído. Apesar de toda discussão em volta desse assunto, as metodologias ativas é de extrema importância que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Portanto essa forma de ensino ajusta os objetivos de trabalhar os conteúdos de acordo com a necessidade dos alunos. Diante dos benefícios que a metodologia “moderna” pode agregar aos alunos e professores, nesse trabalho destacamos alguns pontos que podemos observar no estágio a dificuldade de adesão do professor(a) a essas metodologias.