O presente trabalho, intitulado “A influência do mangue no município de Macau-RN e a educação ambiental como aliada da preservação”, surge a partir de análises de paisagem. É importante entender como é estabelecida a relação entre o mangue, no município de Macau-RN, e a sociedade que ali vive, e como a educação ambiental (EA) pode respaldar essa relação. Sabe-se que o Mangue é um tipo de ecossistema presente na região litorânea, localizado em zonas intermarés, e é inundado duas vezes ao dia, no período de “maré alta”. Portanto, o mangue é um ecossistema único, com características individuais, que se adaptam a condições ambientais intransigentes dos estuários. São considerados ecossistemas econômica e socialmente importantes. Sustentada em uma perspectiva educacional, o trabalho pretende destacar a importância da educação na esfera ambiental, evidenciando o mangue e sua relevância para a sociedade daquele lugar, visto que os manguezais também são fontes de renda, principalmente, para mulheres da cidade. Por isso, o trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação entre a sociedade e o ecossistema mangue. O texto está subdivido em duas sessões: 1: O mangue e sua relação com a sociedade; 2: A importância da educação ambiental na relação entre o mangue e os moradores de Macau-RN. A primeira sessão visa a abordar o quanto o mangue afeta, economicamente, a população da cidade. A segunda sessão discorre sobre o quão importante é preservar o ecossistema, e o quanto isso tem que ser levado às escolas e às pessoas da cidade, de modo geral. A metodologia utilizada se baseia em análises bibliográficas e na percepção ambiental. Os resultados se referem a problemas ambientais detectados no mangue da cidade, bem como à compreensão adequada no que tange a questões ambientais, constituindo a EA, como instrumento pedagógico eficiente na construção do pensamento crítico sustentável.