RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar a ludicidade como instrumento metodológico para alfabetização, visto que aprender deve ser algo prazeroso para as crianças. No entanto, muito se observa nos estágios obrigatórios do curso de pedagogia e em pesquisas que a ludicidade está inserida, nas escolas, somente para a educação infantil e/ou para as crianças Público alvo da Educação Especial. Salienta-se que ensinar é bem mais amplo do que transmitir o que está posto nos livros didáticos, pensar as aulas é levar em consideração a identidade de cada aluno, é traçar o perfil deles com a metodologia das aulas. Para ser levada a efeito, o presente estudo teve como base uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, a metodologia escolhida busca fazer uma observação participante concreta levando em consideração a realidade escolar dos alunos e das alunas de uma escola pública municipal de Belém. Os resultados evidenciaram que, a ludicidade como instrumento metodológico deve abranger e é possível que esteja presente em todo o Ensino Fundamental das Séries Iniciais, adaptada de acordo com as solicitações dos componentes curriculares, entendemos que podemos alinhar alfabetização com brincadeira, instigar na busca do conhecimento. As crianças adoram brincar e gostam de fazer descobertas, a junção brincadeira e aprendizagem traz uma proposta lúdica do conhecimento, existem diversas formas de alfabetizar uma criança, mas independente de qual for o método escolhido, ele deve estimular o aluno a querer aprender, dessa forma percebemos a importância de estar em contato com os alunos, observamos as dificuldades e a evolução deles durante o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à alfabetização, visando contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos.