A INTERAÇÃO COM O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97540 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3844 "inscrito_id" => 17798 "titulo" => "A INTERAÇÃO COM O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar a ludicidade como instrumento metodológico para alfabetização, visto que aprender deve ser algo prazeroso para as crianças. No entanto, muito se observa nos estágios obrigatórios do curso de pedagogia e em pesquisas que a ludicidade está inserida, nas escolas, somente para a educação infantil e/ou para as crianças Público alvo da Educação Especial. Salienta-se que ensinar é bem mais amplo do que transmitir o que está posto nos livros didáticos, pensar as aulas é levar em consideração a identidade de cada aluno, é traçar o perfil deles com a metodologia das aulas. Para ser levada a efeito, o presente estudo teve como base uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, a metodologia escolhida busca fazer uma observação participante concreta levando em consideração a realidade escolar dos alunos e das alunas de uma escola pública municipal de Belém. Os resultados evidenciaram que, a ludicidade como instrumento metodológico deve abranger e é possível que esteja presente em todo o Ensino Fundamental das Séries Iniciais, adaptada de acordo com as solicitações dos componentes curriculares, entendemos que podemos alinhar alfabetização com brincadeira, instigar na busca do conhecimento. As crianças adoram brincar e gostam de fazer descobertas, a junção brincadeira e aprendizagem traz uma proposta lúdica do conhecimento, existem diversas formas de alfabetizar uma criança, mas independente de qual for o método escolhido, ele deve estimular o aluno a querer aprender, dessa forma percebemos a importância de estar em contato com os alunos, observamos as dificuldades e a evolução deles durante o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à alfabetização, visando contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17798_TB3844_06092023233138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE NAZARÉ MARQUES GEMAQUE" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariagemaque8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97540 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3844 "inscrito_id" => 17798 "titulo" => "A INTERAÇÃO COM O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar a ludicidade como instrumento metodológico para alfabetização, visto que aprender deve ser algo prazeroso para as crianças. No entanto, muito se observa nos estágios obrigatórios do curso de pedagogia e em pesquisas que a ludicidade está inserida, nas escolas, somente para a educação infantil e/ou para as crianças Público alvo da Educação Especial. Salienta-se que ensinar é bem mais amplo do que transmitir o que está posto nos livros didáticos, pensar as aulas é levar em consideração a identidade de cada aluno, é traçar o perfil deles com a metodologia das aulas. Para ser levada a efeito, o presente estudo teve como base uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, a metodologia escolhida busca fazer uma observação participante concreta levando em consideração a realidade escolar dos alunos e das alunas de uma escola pública municipal de Belém. Os resultados evidenciaram que, a ludicidade como instrumento metodológico deve abranger e é possível que esteja presente em todo o Ensino Fundamental das Séries Iniciais, adaptada de acordo com as solicitações dos componentes curriculares, entendemos que podemos alinhar alfabetização com brincadeira, instigar na busca do conhecimento. As crianças adoram brincar e gostam de fazer descobertas, a junção brincadeira e aprendizagem traz uma proposta lúdica do conhecimento, existem diversas formas de alfabetizar uma criança, mas independente de qual for o método escolhido, ele deve estimular o aluno a querer aprender, dessa forma percebemos a importância de estar em contato com os alunos, observamos as dificuldades e a evolução deles durante o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à alfabetização, visando contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17798_TB3844_06092023233138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE NAZARÉ MARQUES GEMAQUE" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariagemaque8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }