O presente trabalho busca refletir acerca dos diferentes processos pedagógicos que permeiam a construção de uma aula-passeio, desde seu planejamento, passando pela aula em si, até as diferentes atividades realizadas posteriormente na escola, de forma interdisciplinar. A análise foi desenvolvida a partir dos registros em caderno de campo sobre o trabalho coletivo de professoras preceptoras e residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na realização de uma aula-passeio na Floresta da Tijuca, com turmas do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão I. Também foram analisados registros dos estudantes que vivenciaram a atividade. A experiência revelou-se um espaço/tempo privilegiado de aprendizagens para crianças, residentes e professores, contribuindo para a formação docente, tanto inicial, no caso das residentes, quanto continuada, no caso das professoras preceptoras, e ampliando a leitura de mundo de todos os envolvidos na atividade, como preconiza Paulo Freire. Além disso, destacamos a importância do trabalho colaborativo, baseado na ideia de parceria entre escola e universidade, que fundamenta a proposta do programa Residência Pedagógica - Pedagogia / UFRJ, onde todos os envolvidos no projeto constroem coletivamente a proposta e acompanham o desenvolvimento do trabalho, planejando e avaliando as ações. Partimos do pressuposto que a ação pedagógica, numa perspectiva de colaboração entre os participantes, possui muitos ganhos para docentes, residentes e, especialmente, para os estudantes da escola de educação básica.