A Legislação Educacional Brasileira preconiza que uma das finalidades da educação superior é "incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica" (art.43, inciso III). No entanto, observa-se que as disciplinas voltadas para as orientações metodológicas de pesquisa na graduação não dão conta, pois apresentam uma carga horária pequena, o que para os estudantes acarreta dificuldades na articulação de ideias em uma investigação científica. Como forma de instrumentalizar os graduandos, foi oferecido um minicurso intitulado: Análise de Dados: abordagem qualitativa, durante a Semana Pedagógica para as Licenciaturas no final do semestre do ano de 2022. A proposta foi estruturada para quatro horas, dos quais participaram 60 licenciandos dos cursos de Química e Ciências da Natureza de uma universidade pública piauiense. Em um primeiro momento do minicurso foram apresentadas as teorias de Laurence Bardin e de Helena Amaral da Fontoura. No segundo momento os alunos foram convidados a analisar os dados de uma atividade a partir da Tematização de Fontoura. A atividade analisada pelos licenciandos foi desenvolvida em um curso de extensão com professores sobre formação docente. Os licenciandos elaboraram temas a partir das etapas da análise por Tematização, utilizando as respostas oriundas de perguntas abertas da atividade. Os temas e as unidades de contexto que emergiram das análises foram dialogados com o referencial teórico adotado. Finalizamos o minicurso com uma discussão coletiva sobre os resultados desta intervenção, no qual foi possível detectar potencialidades e fragilidades sobre sistematizar análises de pesquisa na graduação.