O propósito dessa pesquisa é debater sobre a inserção e o aprimoramento da educação inclusiva no âmbito educacional, levando em consideração os impactos que a ausência dessa perspectiva traz durante todas as fases da vida das pessoas com alguma necessidade educacional específica. Objetiva-se, portanto, analisar as contribuições da inserção da temática acerca de uma educação equiparada para todos, visando diminuir as desigualdades ocasionadas pelo preconceito por meio de uma educação transformadora. O percurso metodológico se deu por meio de um ensaio teórico, fundamentado através da leitura e sistematização de artigos encontrados na base de dados da biblioteca virtual de revistas científicas em formato eletrônico (Scielo), além de duas obras completas que abordam questões como educação inclusiva, preconceito e inclusão social. Dessa forma, a inserção a o aprimoramento de uma educação inclusiva proporcionará, desde os anos iniciais, suporte no processo de autorreconhecimento e afirmação do seu lugar na sociedade através de discussões e oportunidades que planejem romper com uma cultura enraizada de preconceitos. Nesse sentido, ainda, aponta-se para o papel da psicóloga escolar como peça fundamental em uma relação interdisciplinar, trazendo sugestões de como lidar com as questões inclusivas no âmbito escolar e como, também, colocar em prática essas ações em conjunto com a comunidade. Por fim, temos a educação como porta de entrada para uma transformação social que se faz necessária desde os anos iniciais, especialmente, se realizada através de uma equipe multiprofissional.