O estudo propõe a construção de um Manual Básico de Regras (Produto Educacional), que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta para ensinar a Dinâmica na Física, na Educação Básica. O jogo consiste em um Manual Básico de Regras que incorpora o RPG como uma forma de envolver os alunos no aprendizado dos conceitos físicos. Foram elaborados questionários relacionados ao RPG e à Física para identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes. Os objetivos foram investigar as formas mais eficientes de usar um jogo educacional, verificar a adequação dos conteúdos abordados e avaliar os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A aplicação do RPG em sala de aula teve como finalidade despertar o interesse dos alunos pela Física, estimulando sua participação ativa e atribuindo significado aos conteúdos por meio da aventura proposta. Os desafios do jogo exigiam o uso dos conhecimentos prévios dos participantes. Os resultados demonstraram interação entre os alunos, maior interesse pela disciplina, melhorias na argumentação e exposição de ideias. A aplicação remota do RPG promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando que os jogos lúdicos foram bem recebidos e aumentaram a interação entre professor e aluno. Concluiu-se que o RPG é um recurso eficaz para auxiliar o ensino de Física, aproximando a teoria da prática e facilitando a aprendizagem dos conceitos de Dinâmica.