Evidencia-se que a educação formal se encontra em um impasse frente às mudanças na sociedade, causando impactos significativos nas formas de condução do ensino e aprendizagem. Consequentemente, o perfil dos alunos mudou, rejeitando o modelo de ensino hierárquico e homogêneo. Portanto, práticas inovadoras mostram-se necessárias frente as novas demandas. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas apresenta-se como alternativa para intermediar o processo de ensino-aprendizagem de maneira mais significativa. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções e práticas dos professores quanto às metodologias ativas, de modo a identificar a relação entre a formação inicial e a prática docente. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os autores Almeida e Valente (2012), Moran (2015; 2018), Freire (1996), entre outros. O estudo foi realizado com 15 professores da educação básica no estado do Rio Grande do Norte, utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos indicam que as concepções dos docentes estão alinhadas com suas práticas, as quais privilegiam a aprendizagem ativa, onde o aluno desempenha um papel de protagonista na construção do conhecimento. Portanto, o comportamento descrito contribui para uma aprendizagem significativa, bem como para o desenvolvimento de um projeto de vida e a consciência de si enquanto cidadão.