Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAPIRACA/AL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar os usos da cartografia tátil como ferramenta de inclusão de alunos cegos ou com baixa visão de escolas públicas de Arapiraca/AL. A pesquisa que subsidia este trabalho possui caráter qualitativo e aborda quais as principais contribuições do uso da cartografia tátil no aprendizado sobre relevo na disciplina de Geografia para alunos cegos ou de baixa visão. Para fundamentar o estudo, foram utilizados teóricos que falam sobre o tema, como Zucherato et al. (2010), que destacam a importância da cartografia tátil para o ensino de conceitos cartográficos e geográficos para alunos com deficiência visual. O recorte temporal da pesquisa foi o ano de 2022, e o recorte espacial foram três escolas públicas da cidade de Arapiraca/AL, onde foram realizadas oficinas de construção de materiais didáticos táteis, lives e cursos de capacitação para professores. Os resultados obtidos indicam que a cartografia tátil contribui para a inclusão dos alunos cegos nas escolas regulares, pois favorece o desenvolvimento de habilidades de percepção e compreensão do espaço vivido por eles, além de renovar as práticas pedagógicas dos professores. Conclui-se que a cartografia tátil é uma ferramenta essencial para a educação inclusiva e que deve ser estimulada nas escolas públicas.

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