Este trabalho tem como objetivo demonstrar os usos da cartografia tátil como ferramenta de inclusão de alunos cegos ou com baixa visão de escolas públicas de Arapiraca/AL. A pesquisa que subsidia este trabalho possui caráter qualitativo e aborda quais as principais contribuições do uso da cartografia tátil no aprendizado sobre relevo na disciplina de Geografia para alunos cegos ou de baixa visão. Para fundamentar o estudo, foram utilizados teóricos que falam sobre o tema, como Zucherato et al. (2010), que destacam a importância da cartografia tátil para o ensino de conceitos cartográficos e geográficos para alunos com deficiência visual. O recorte temporal da pesquisa foi o ano de 2022, e o recorte espacial foram três escolas públicas da cidade de Arapiraca/AL, onde foram realizadas oficinas de construção de materiais didáticos táteis, lives e cursos de capacitação para professores. Os resultados obtidos indicam que a cartografia tátil contribui para a inclusão dos alunos cegos nas escolas regulares, pois favorece o desenvolvimento de habilidades de percepção e compreensão do espaço vivido por eles, além de renovar as práticas pedagógicas dos professores. Conclui-se que a cartografia tátil é uma ferramenta essencial para a educação inclusiva e que deve ser estimulada nas escolas públicas.