Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO, LEITURA LITERÁRIA Pôster (PO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9846
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 527
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim,  entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO, LEITURA LITERÁRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_23_16_21_idinscrito_881_2a58bea65b484bb3b57be50ab2ae8412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ENIA"
    "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9846
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 527
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim,  entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO, LEITURA LITERÁRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_23_16_21_idinscrito_881_2a58bea65b484bb3b57be50ab2ae8412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ENIA"
    "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim, entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.