LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9846 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim, entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO, LEITURA LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_23_16_21_idinscrito_881_2a58bea65b484bb3b57be50ab2ae8412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ENIA" "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9846 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim, entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO, LEITURA LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_23_16_21_idinscrito_881_2a58bea65b484bb3b57be50ab2ae8412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENIA RAMALHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ENIA" "autor_email" => "enia.ramalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }