Refletir sobre as práticas docentes no ensino de literatura é hoje objeto de estudos de grandes especialistas, que, através de seus trabalhos, buscam promover uma discussão sobre o assunto, apresentando possíveis soluções para o seu sucesso em sala de aula. Nosso trabalho também se insere nessa área tentando sugerir melhorias, a partir de uma experiência na sala de aula, para a associação entre a literatura e a leitura como fatores relevantes para a construção de sujeitos autônomos. Pensando nisso, nosso projeto teve como principal objetivo a formação de leitores proficientes em literatura, com vistas ao letramento literário. Sabendo que atualmente a literatura encontra-se na escola em um espaço bastante limitado, pois essa se encontra vinculada à disciplina de Língua Portuguesa junto às áreas de gramática e produção textual, nós professores precisamos desenvolver projetos que associem tais áreas e façam os educandos perceberem a utilidade da literatura e que essa pode ser incluída em constantes momentos de prazer e conhecimento. Desse modo, ao desconstruirmos a ideia fixa de que literatura reflete somente história, ou seja, um passado descontextualizado e desassociado do nosso cotidiano, os aprendizes desenvolveram o gosto pela leitura literária compreendendo que um texto pode representar; marcas, emoções e cultura de um povo. Foi mediante essa perspectiva que desenvolvemos este projeto de literatura que contempla autores do romantismo e suas principais obras. O projeto foi desenvolvido E.E.E.M João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento – PB, com os alunos do 2º ano “A” do ensino médio, turno manhã. Por meio de músicas, poesias e exposições culturais, os educandos puderam conhecer as fases que compõem o romantismo e assim, entenderam que determinados conceitos fazem mais sentido quando associados as nossas experiências de vida. Foi muito importante instigar e impulsionar os aprendizes a exporem seus sentimentos, fazendo relações com os escritos dos autores estudados. Após a execução das atividades, compreendemos que o projeto auxiliou positivamente em fatores como: a oralidade, a escrita, a interpretação textual e o gosto pela leitura literária.