Este resumo é resultado de um trabalho de monografia concluído no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2021. A pesquisa relacionou a interseccionalidade e o ensino de geografia dentro do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (2019), no que compete Fundamental- Anos Finais, analisando a presença das categorias de gênero, raça e classe dentro da geografia a partir da análise do documento. Foi realizado uma construção que correlacionasse teoricamente a ciência geográfica com a interseccionalidade, compreendendo o espaço geográfico como um objeto que é (re)construído por indivíduos que se interseccionam entre si, e que portanto têm relações diferentes com o espaço a partir da sua própria concepção. No que tange aos resultados, foi encontrado a presença das categorias analisadas, principalmente no segmento que versa sobre as ações didáticas, que servem para sugerir práticas pedagógicas aos docentes, ora explícito, ora implícito, o que abre possibilidade para que a geografia possa se apropriar dessas relações entre os indivíduos para pensar o espaço, além de evidenciar a existência dessas categorias no currículo, ainda contamos com a presença de mais de uma categoria interseccionada no decorrer do documento, compreendendo que no passar dos anos letivos, compreende-se uma abertura maior para trabalhar essas categorias de forma concomitante, sem necessariamente fazer um ensino paralelo à geografia, mas trabalhando o ensino da geografia a partir desses sujeitos interseccionados.