Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DA ROBÓTICA E GAMIFICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE SUMARÉ - SÃO PAULO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97501
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3796
    "inscrito_id" => 17686
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DA ROBÓTICA E GAMIFICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE SUMARÉ - SÃO PAULO"
    "resumo" => "Este trabalho destaca a implementação da robótica e gamificação como ferramentas educacionais na formação continuada dos profissionais da educação básica na rede municipal de Sumaré, localizada no interior de São Paulo. A iniciativa teve início em 2022 e está em andamento, com o objetivo de promover uma educação inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas, por meio do uso de tecnologias educacionais avançadas. A implementação da robótica e gamificação enfrentou desafios significativos, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada e a capacitação dos professores. Para superar essas dificuldades, foram adotadas estratégias de formação continuada dos educadores, conduzidas pelo Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS). Nesse contexto, professores multiplicadores foram capacitados para disseminar o conhecimento e capacitar outros educadores, garantindo a sustentabilidade e a continuidade do projeto. Os benefícios no projeto da robótica são observados nos estudantes que desenvolvem habilidades de pensamento crítico, solução de problemas e trabalho em equipe, despertando interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio da gamificação, os alunos encontram ambiente lúdico e motivador, estimulando sua participação ativa e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Dessa forma, a abordagem adotada atende à diversidade presente nas salas de aula, promovendo uma educação mais inclusiva. A implementação da formação continuada em robótica e gamificação promovida pelo CEFEMS representa um avanço significativo na educação básica do município. Os desafios são inúmeros e estão sendo enfrentados e superados gradativamente, ocasionando o maior engajamento dos alunos e personalização do ensino. Além disso, essa experiência inspiradora serve como modelo para outras instituições educacionais interessadas em adotar abordagens inovadoras para o ensino-aprendizagem na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17686_TB3796_20112023233451.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA MARIA DOS"
    "autor_email" => "sonia_dosanjos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97501
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3796
    "inscrito_id" => 17686
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DA ROBÓTICA E GAMIFICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE SUMARÉ - SÃO PAULO"
    "resumo" => "Este trabalho destaca a implementação da robótica e gamificação como ferramentas educacionais na formação continuada dos profissionais da educação básica na rede municipal de Sumaré, localizada no interior de São Paulo. A iniciativa teve início em 2022 e está em andamento, com o objetivo de promover uma educação inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas, por meio do uso de tecnologias educacionais avançadas. A implementação da robótica e gamificação enfrentou desafios significativos, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada e a capacitação dos professores. Para superar essas dificuldades, foram adotadas estratégias de formação continuada dos educadores, conduzidas pelo Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS). Nesse contexto, professores multiplicadores foram capacitados para disseminar o conhecimento e capacitar outros educadores, garantindo a sustentabilidade e a continuidade do projeto. Os benefícios no projeto da robótica são observados nos estudantes que desenvolvem habilidades de pensamento crítico, solução de problemas e trabalho em equipe, despertando interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio da gamificação, os alunos encontram ambiente lúdico e motivador, estimulando sua participação ativa e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Dessa forma, a abordagem adotada atende à diversidade presente nas salas de aula, promovendo uma educação mais inclusiva. A implementação da formação continuada em robótica e gamificação promovida pelo CEFEMS representa um avanço significativo na educação básica do município. Os desafios são inúmeros e estão sendo enfrentados e superados gradativamente, ocasionando o maior engajamento dos alunos e personalização do ensino. Além disso, essa experiência inspiradora serve como modelo para outras instituições educacionais interessadas em adotar abordagens inovadoras para o ensino-aprendizagem na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17686_TB3796_20112023233451.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA MARIA DOS"
    "autor_email" => "sonia_dosanjos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho destaca a implementação da robótica e gamificação como ferramentas educacionais na formação continuada dos profissionais da educação básica na rede municipal de Sumaré, localizada no interior de São Paulo. A iniciativa teve início em 2022 e está em andamento, com o objetivo de promover uma educação inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas, por meio do uso de tecnologias educacionais avançadas. A implementação da robótica e gamificação enfrentou desafios significativos, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada e a capacitação dos professores. Para superar essas dificuldades, foram adotadas estratégias de formação continuada dos educadores, conduzidas pelo Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS). Nesse contexto, professores multiplicadores foram capacitados para disseminar o conhecimento e capacitar outros educadores, garantindo a sustentabilidade e a continuidade do projeto. Os benefícios no projeto da robótica são observados nos estudantes que desenvolvem habilidades de pensamento crítico, solução de problemas e trabalho em equipe, despertando interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio da gamificação, os alunos encontram ambiente lúdico e motivador, estimulando sua participação ativa e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Dessa forma, a abordagem adotada atende à diversidade presente nas salas de aula, promovendo uma educação mais inclusiva. A implementação da formação continuada em robótica e gamificação promovida pelo CEFEMS representa um avanço significativo na educação básica do município. Os desafios são inúmeros e estão sendo enfrentados e superados gradativamente, ocasionando o maior engajamento dos alunos e personalização do ensino. Além disso, essa experiência inspiradora serve como modelo para outras instituições educacionais interessadas em adotar abordagens inovadoras para o ensino-aprendizagem na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.