O presente estudo objetiva analisar os enunciados e os descritores de uma prova escrita de Língua Portuguesa. Na prova, não só o enunciado, também o descritor, se desconhecido, é um indicador que pode prejudicar o desempenho do estudante, pois se faz necessário entender a caracterização de uma prova, a compreensão dos processos que subjazem seus objetivos, a estrutura, a condição de produção e identificação da interpretação de seus enunciados e descritores. Daí surge um questionamento, a prova escrita de Língua Portuguesa tem sido instrumento facilitador na aquisição de conhecimentos, favorecendo correspondência entre enunciado e descritor? Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualiquantitativa, e de campo. Os resultados da pesquisa constataram que as dificuldades de compreensão dos estudantes, ora se deve aos exercícios de sala de aula possuir uma estrutura diferenciada da prova, ora a falta de conhecimento do conteúdo, ora dificuldade de compreender os enunciados e desconhecimento do descritor. A prova para o estudante deve favorecer a aquisição da aprendizagem e para o professor fonte de avaliação de sua prática pedagógica.