Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA AFRICANA: SUA ORIGEM E REPRESENTAÇÃO NOS SÍMBOLOS ADINKRAS E NOS JOGOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse projeto foi desenvolvido na Escola Cidadã Técnica João Úrsulo, localizada em Pedras de Fogo – PB nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e objetivou desenvolver nos estudantes o senso crítico quanto as origens de conceitos matemáticos em outros povos e aperfeiçoar seu aprendizado usando a arte e os jogos africanos como forma de aplicabilidade do aprendizado de maneira interdisciplinar com as disciplinas de História e Artes por meio da Lei 10.639, que incluiu oficialmente nos currículos escolares o ensino de história e cultura afro-brasileiras. O projeto respaldou-se na Lei 10.639/03, na Etnomatemática segundo Ubiratan D’Ambrosio e no conteúdo de Geometria presente no currículo da Paraíba. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa explicativa do tipo experimental. Foi observado que os estudantes não compreendiam conceitos matemáticos de Geometria como ângulos, simetria, plano cartesiano, conteúdos que já deveriam ter conhecimento em anos anteriores e sentiram dificuldades principalmente na sua identificação na disciplina de artes, com isso foi elaborado o projeto buscando resgatar a história africana e seus símbolos Adinkras com a elaboração de pinturas para exposição na escola para toda comunidade escolar e a confecção de jogos africanos presente nesses povos para a melhor aprendizagem significativa. Após a confecção de quadros utilizando não apenas as ideias matemáticas, mas as cores dos povos africanos, foi observado que as turmas do 9º ano conseguiram aprender os conceitos matemáticos que apresentavam em defasagem antes do projeto, além disso, foi observado que com a produção própria feita pelos estudantes eles desenvolveram mais autonomia e confiança ao expor para a escola suas artes.

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