Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COOPERATIVO PARA PROPORCIONAR O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98243
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4763
    "inscrito_id" => 19191
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COOPERATIVO PARA PROPORCIONAR O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "A inclusão de alunos surdos em escolas regulares data do início do século XXI. Entretanto, passados quase 20 anos desde a publicação das legislações que asseguram o ingresso e permanência do aluno surdo em salas regulares, ainda se observam dificuldades em se estabelecer percursos metodológicos que de fato contribuam com o processo de aprendizagem deste público. Diversos teóricos defendem a utilização de uma educação bilíngue no espaço escolar. Nestes moldes, o ambiente de sala deverá ser compartilhado por um professor bilíngue formado na área da surdez para atender o aluno surdo e pelo professor regente. Espera-se que haja cooperação e engajamento dos profissionais na busca por métodos e dinâmicas que possam contribuir com o desenvolvimento do aluno em sua integralidade. Frente a este cenário, esta pesquisa trata da inclusão de alunos surdos na escola regular e busca contribuir com a instrumentalização de professores para que este público seja genuinamente incluído no espaço escolar. Para isso, está sendo desenvolvido um jogo de tabuleiro onde os jogadores precisam utilizar Libras para cumprir missões. Espera-se com essa questão proporcionar momentos de protagonismo para os estudantes surdos que estiverem participando da atividade. Um estudo piloto do jogo foi realizado com oito alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina durante uma oficina de Libras promovida pelo Programa de Extensão "Quero entender você: ações para apoiar a comunicação". Esse programa visa facilitar a comunicação efetiva entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa ganha relevância, pois busca problematizar o tema e investigar estratégias e abordagens metodológicas que possam contribuir para a inclusão de alunos surdos na escola regular. Os primeiros resultados apontaram interesse dos participantes pelo jogo, bem como a identificação de áreas que podem ser aprimoradas antes de sua aplicação com o público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19191_TB4763_13112023195922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DIACUI MEDEIROS BERKENBROCK"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DIACUI"
    "autor_email" => "carla.berkenbrock@udesc.b"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98243
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4763
    "inscrito_id" => 19191
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COOPERATIVO PARA PROPORCIONAR O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "A inclusão de alunos surdos em escolas regulares data do início do século XXI. Entretanto, passados quase 20 anos desde a publicação das legislações que asseguram o ingresso e permanência do aluno surdo em salas regulares, ainda se observam dificuldades em se estabelecer percursos metodológicos que de fato contribuam com o processo de aprendizagem deste público. Diversos teóricos defendem a utilização de uma educação bilíngue no espaço escolar. Nestes moldes, o ambiente de sala deverá ser compartilhado por um professor bilíngue formado na área da surdez para atender o aluno surdo e pelo professor regente. Espera-se que haja cooperação e engajamento dos profissionais na busca por métodos e dinâmicas que possam contribuir com o desenvolvimento do aluno em sua integralidade. Frente a este cenário, esta pesquisa trata da inclusão de alunos surdos na escola regular e busca contribuir com a instrumentalização de professores para que este público seja genuinamente incluído no espaço escolar. Para isso, está sendo desenvolvido um jogo de tabuleiro onde os jogadores precisam utilizar Libras para cumprir missões. Espera-se com essa questão proporcionar momentos de protagonismo para os estudantes surdos que estiverem participando da atividade. Um estudo piloto do jogo foi realizado com oito alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina durante uma oficina de Libras promovida pelo Programa de Extensão "Quero entender você: ações para apoiar a comunicação". Esse programa visa facilitar a comunicação efetiva entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa ganha relevância, pois busca problematizar o tema e investigar estratégias e abordagens metodológicas que possam contribuir para a inclusão de alunos surdos na escola regular. Os primeiros resultados apontaram interesse dos participantes pelo jogo, bem como a identificação de áreas que podem ser aprimoradas antes de sua aplicação com o público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19191_TB4763_13112023195922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DIACUI MEDEIROS BERKENBROCK"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DIACUI"
    "autor_email" => "carla.berkenbrock@udesc.b"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A inclusão de alunos surdos em escolas regulares data do início do século XXI. Entretanto, passados quase 20 anos desde a publicação das legislações que asseguram o ingresso e permanência do aluno surdo em salas regulares, ainda se observam dificuldades em se estabelecer percursos metodológicos que de fato contribuam com o processo de aprendizagem deste público. Diversos teóricos defendem a utilização de uma educação bilíngue no espaço escolar. Nestes moldes, o ambiente de sala deverá ser compartilhado por um professor bilíngue formado na área da surdez para atender o aluno surdo e pelo professor regente. Espera-se que haja cooperação e engajamento dos profissionais na busca por métodos e dinâmicas que possam contribuir com o desenvolvimento do aluno em sua integralidade. Frente a este cenário, esta pesquisa trata da inclusão de alunos surdos na escola regular e busca contribuir com a instrumentalização de professores para que este público seja genuinamente incluído no espaço escolar. Para isso, está sendo desenvolvido um jogo de tabuleiro onde os jogadores precisam utilizar Libras para cumprir missões. Espera-se com essa questão proporcionar momentos de protagonismo para os estudantes surdos que estiverem participando da atividade. Um estudo piloto do jogo foi realizado com oito alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina durante uma oficina de Libras promovida pelo Programa de Extensão "Quero entender você: ações para apoiar a comunicação". Esse programa visa facilitar a comunicação efetiva entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa ganha relevância, pois busca problematizar o tema e investigar estratégias e abordagens metodológicas que possam contribuir para a inclusão de alunos surdos na escola regular. Os primeiros resultados apontaram interesse dos participantes pelo jogo, bem como a identificação de áreas que podem ser aprimoradas antes de sua aplicação com o público-alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.