A educação sexual trabalhada na educação infantil é vista por muitos autores como necessária para a compreensão das mudanças ocorridas na fase inicial de descobertas corporais do ser humano, ou seja, fase da infância. Além disso, é apontada como fator social decisivo e preventivo para o desenvolvimento sexual na vida adulta. Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre os desafios da abordagem sobre sexualidade na educação infantil e observar a partir de quais recursos pedagógicos ela pode ser manifestada em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com base em um levantamento bibliográfico a partir de uma revisão descritiva da literatura nas bases de dados Scielo, Google Academic e Periódicos CAPES, com base nos descritores “educação sexual”, “sexualidade infantil”, “educação infantil”. Os resultados encontrados confirmaram a relevância da sexualidade como pauta acadêmica que pode se manifestar a partir de diversas práticas pedagógicas, como dinâmicas e jogos interativos. Além disso, foi visto que a educação sexual se fundamenta em um conjunto de métodos que auxiliam essa prática educativa, que pode ocorrer desde os primeiros anos de vida escolar, de forma a proporcionar a criança o conhecimento fundamental para o desenvolvimento de habilidades e filtros emocionais.