Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação inicial de professores de matemática se trata de um percurso marcado por desafios e descobertas que nem sempre é trilhado de maneira linear, mas que sob influência das diversas teorias e práticas que são vivenciadas e aprendidas neste processo permite que futuros professores de matemática construam parte de sua identidade profissional. Entre essas teorias e práticas, a investigação no ensino de matemática se destaca como uma tendência capaz de proporcionar aos licenciandos experiências de desenvolver, aplicar e orientar sobre a aplicação de atividades. Considerando o cenário apresentado, este trabalho tem por objetivo geral relatar uma experiência na formação inicial de professores de matemática sobre a proposição de atividades investigativas. A prática foi desenvolvida com 27 licenciandos de duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, durante o período de aulas remotas emergenciais, sendo quatorze de uma turma diurna e treze de outra noturna. As atividades foram propostas de modo a contemplar as seguintes etapas: retomada, investigação, discussão, sistematização de ideias e avaliação. Os resultados da experiência revelaram as contribuições do estudo da proposição de atividades investigativas, por meio do qual os licenciados puderam perceber alguns fatores essenciais à elaboração deste tipo de atividade, bem como puderam compreender a complexidade deste processo, especialmente ao propor discussões e construir orientações sobre as práticas que propuseram. Por fim, conclui-se que mesmo não estando prevista na ementa básica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, a investigação no ensino de matemática pode assumir um importante papel na formação do licenciando, especialmente quando também contempla a proposição de atividades do tipo, pois permite o desenvolvimento da criatividade e de capacidades de problematização, argumentação, condução de reflexões e de planejar aulas que se diferem do modelo tradicional de ensino de matemática.

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