Ao longo dos anos tem-se buscado alternativas que aproximem a disciplina de física da realidade dos alunos. Dentre estas alternativas está a busca por novas formas de se pensar o ensino, aliado a adoção de novas metodologias que tornem a aprendizagem da física mais significativa. Pois sabemos que a física está planificada em livros longe de contextualização e interdisciplinaridade. Assim, destaca-se as simulações computacionais e experimentos de baixo custo como ferramentas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino fundamental, utilizando simulação computacional e experimento de baixo custo como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em cinco módulos de conceitos estudados no 9° ano do ensino fundamental, sendo eles: mecânica, termologia, ótica, ondas e eletricidade. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, o uso do das simulações e experimentos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a disciplina sejam ilustrados de maneira didática que promovam uma aprendizagem significativa e maior participação na sala de aula.