Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABERES DIÁRIOS NUMA AUTORREFLEXÃO COLETIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 9256
    "titulo" => "OS SABERES DIÁRIOS NUMA AUTORREFLEXÃO COLETIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Quando a prática docente acontece tendo em sua didática instrumentos metodológicos cuja abordagem está para e não com o aluno, devemos questionar o que se espera de uma pedagogia em que prevalecem metodologias centradas no protagonismo do professor e pouca adesão quanto à implementação de uma didática inovadora que coloque o aluno no cerne do processo de desenvolvimento da aprendizagem e da formação enquanto sujeitos ativos. Será que as nossas escolas estão libertas das amarras do sistema de educação bancária, tão bem discutida por Paulo Freire? Estão, os nossos professores, ainda reproduzindo em suas práticas a cultura de uma educação tradicional, conservadora e sem se preocupar com o aluno enquanto sujeito construtor da sua própria autonomia? Este estudo se dá através da pesquisa-ação que pauta na autorreflexão coletiva, com base na experiência enquanto suporte pedagógico numa escola pública da educação básica, a partir dos encontros pedagógicos e das vivências diárias no chão da escola, sobretudo, buscando compreender como os professores e as professoras desta escola aplicam em suas práticas as discussões pautadas à luz da pedagogia da autonomia. Embasado nas leituras e reflexões trazidas por autores como Freire, Arroyo, Cortella, Rios, entre outros, traz o propósito de provocar um novo olhar para a educação e para a necessidade de revisitarmos as nossas práticas docentes e nos percebermos enquanto agentes responsáveis pela condução dos mecanismos que deverão ser explorados por nossos alunos num caminho que aponte para a transformação do seu contexto e da sua vida. Pois, infelizmente, o que vemos ainda é a teoria desconexa da prática, em discursos que não se solidificam quando na execução das ações nos espaços escolares. É preciso nos desnudarmos de discursos que não estão alinhados com a ação-reflexão-ação, indispensável para a efetivação de uma educação libertadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9256_TB1237_10122023235314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIDE FERNANDES"
    "autor_email" => "naidefernandes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1237
    "inscrito_id" => 9256
    "titulo" => "OS SABERES DIÁRIOS NUMA AUTORREFLEXÃO COLETIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Quando a prática docente acontece tendo em sua didática instrumentos metodológicos cuja abordagem está para e não com o aluno, devemos questionar o que se espera de uma pedagogia em que prevalecem metodologias centradas no protagonismo do professor e pouca adesão quanto à implementação de uma didática inovadora que coloque o aluno no cerne do processo de desenvolvimento da aprendizagem e da formação enquanto sujeitos ativos. Será que as nossas escolas estão libertas das amarras do sistema de educação bancária, tão bem discutida por Paulo Freire? Estão, os nossos professores, ainda reproduzindo em suas práticas a cultura de uma educação tradicional, conservadora e sem se preocupar com o aluno enquanto sujeito construtor da sua própria autonomia? Este estudo se dá através da pesquisa-ação que pauta na autorreflexão coletiva, com base na experiência enquanto suporte pedagógico numa escola pública da educação básica, a partir dos encontros pedagógicos e das vivências diárias no chão da escola, sobretudo, buscando compreender como os professores e as professoras desta escola aplicam em suas práticas as discussões pautadas à luz da pedagogia da autonomia. Embasado nas leituras e reflexões trazidas por autores como Freire, Arroyo, Cortella, Rios, entre outros, traz o propósito de provocar um novo olhar para a educação e para a necessidade de revisitarmos as nossas práticas docentes e nos percebermos enquanto agentes responsáveis pela condução dos mecanismos que deverão ser explorados por nossos alunos num caminho que aponte para a transformação do seu contexto e da sua vida. Pois, infelizmente, o que vemos ainda é a teoria desconexa da prática, em discursos que não se solidificam quando na execução das ações nos espaços escolares. É preciso nos desnudarmos de discursos que não estão alinhados com a ação-reflexão-ação, indispensável para a efetivação de uma educação libertadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9256_TB1237_10122023235314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIDE FERNANDES"
    "autor_email" => "naidefernandes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Quando a prática docente acontece tendo em sua didática instrumentos metodológicos cuja abordagem está para e não com o aluno, devemos questionar o que se espera de uma pedagogia em que prevalecem metodologias centradas no protagonismo do professor e pouca adesão quanto à implementação de uma didática inovadora que coloque o aluno no cerne do processo de desenvolvimento da aprendizagem e da formação enquanto sujeitos ativos. Será que as nossas escolas estão libertas das amarras do sistema de educação bancária, tão bem discutida por Paulo Freire? Estão, os nossos professores, ainda reproduzindo em suas práticas a cultura de uma educação tradicional, conservadora e sem se preocupar com o aluno enquanto sujeito construtor da sua própria autonomia? Este estudo se dá através da pesquisa-ação que pauta na autorreflexão coletiva, com base na experiência enquanto suporte pedagógico numa escola pública da educação básica, a partir dos encontros pedagógicos e das vivências diárias no chão da escola, sobretudo, buscando compreender como os professores e as professoras desta escola aplicam em suas práticas as discussões pautadas à luz da pedagogia da autonomia. Embasado nas leituras e reflexões trazidas por autores como Freire, Arroyo, Cortella, Rios, entre outros, traz o propósito de provocar um novo olhar para a educação e para a necessidade de revisitarmos as nossas práticas docentes e nos percebermos enquanto agentes responsáveis pela condução dos mecanismos que deverão ser explorados por nossos alunos num caminho que aponte para a transformação do seu contexto e da sua vida. Pois, infelizmente, o que vemos ainda é a teoria desconexa da prática, em discursos que não se solidificam quando na execução das ações nos espaços escolares. É preciso nos desnudarmos de discursos que não estão alinhados com a ação-reflexão-ação, indispensável para a efetivação de uma educação libertadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.