Este artigo objetiva apresentar os resultados de um projeto de extensão, o qual estrutura-se em forma de oficinas com atividades que incentivam os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no processo de leitura e escrita. Assim, foi necessário um estudo preliminar sobre os gêneros textuais, principalmente para enfatizar que estes estão voltados para as maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e as características do contexto dos alunos. As atividades foram aplicadas em duas escolas pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Parintins-AM: Escola Municipal “Lila Maia”, na sede do município e Escola Municipal “Nossa Senhora das Graças”, localizada na zona rural, localidade do Maranhão, na área XI do rio Uaicurapá. Teóricos como Martins (2006), Freire (2009, 2021), Kleiman (2010), Marcuschi (2010), Guedes (2006); e outros; embasaram teoricamente o desenvolvimento do projeto de extensão por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público alvo. A metodologia está voltada para a seleção de textos que fazem parte do conteúdo de cada série; leitura desses textos; exposição oral sobre os gêneros textuais, seus elementos e estrutura, assim como também a organização e aplicação de atividades das oficinas organizadas a partir dos textos escolhidos anteriormente; e por fim, produção textual. Os resultados apontam para a necessidade de mais atividades que envolvam a leitura e a escrita embasadas em estratégias e em gêneros que incentivem o interesse dos alunos do Ensino Fundamental.