Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÍDA TÉCNICA ORIENTADA NO GEOPARQUE CAMINHOS DOS CÂNIONS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O investimento em Educação Ambiental (EA) torna-se cada vez mais importante na formação inicial de docentes, pois é por meio dela que as consequências das ações humanas sobre o meio ambiente poderão ser compreendidas pela sociedade. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, especialmente àquelas desenvolvidas em espaços naturais, torna-se um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Todavia, para que EA seja efetiva, é fundamental que docentes estejam habilitados a abordar conceitos e saberes ecológicos desde de sua formação inicial, bem como desenvolver tais atividades fora das salas de aula. Dentre estes espaços, estão disponíveis para estudos os Geoparques, definidos como territórios de divulgação científica pela UNESCO que visam o desenvolvimento sustentável de uma região. Tendo isto em vista, objetiva-se neste trabalho de abordagem qualitativa analisar uma atividade de saída técnica orientada ao Geoparque Caminhos dos Cânions envolvendo pedagogos em formação inicial. Para tanto, foi realizada uma sequência didática no território do Geoparque Caminho dos Cânions. Nesta atividade, os licenciandos em Pedagogia da Universidade Franciscana, Rio Grande do Sul perpassaram por três momentos pedagógicos atentando por saberes acerca da biodiversidade, arte, cultura e literatura e histórico-geográficos do local de estudo: antes como sensibilização acerca do local por meio de vídeo e imagens, durante com observações, registros e aprofundamento dos estudos e após a atividade pela sistematização e socialização dos conhecimentos. Dentre estes aspectos, pode-se citar que foram frequentes nas observações e registros dos estudantes elementos naturais como água, clima, relevo, fauna, flora e sociais como origem e costumes dos povos da região. Na oportunidade também foram sensibilizados a desenvolver atividades em espaços não escolares e instigados a prospectarem ações didático-pedagógicas passíveis a serem realizadas com seus futuros educandos.

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