O ESPETÁCULO TEATRAL “GAIA-PACHAMAMA”: AMBIENTALISMO E AFETIVIDADE PARA ESTIMULAR O INTERESSE DE CRIANÇAS E JOVENS PELA CIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8718 "inscrito_id" => 9042 "titulo" => "O ESPETÁCULO TEATRAL “GAIA-PACHAMAMA”: AMBIENTALISMO E AFETIVIDADE PARA ESTIMULAR O INTERESSE DE CRIANÇAS E JOVENS PELA CIÊNCIA" "resumo" => "Muitas vezes, o entendimento do significado da atividade científica é mal compreendida e interpretada como uma atividade chata, entediante e feita por pessoas excessivamente metódicas. Por outro lado, a atividade artística é vista como criativa, alegre, imaginativa e capaz de emocionar as pessoas. Visando quebrar esse paradigma, o Laboratório de Ciência, Arte e Educação do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (LACAE-IBqM-UFRJ) vem desenvolvendo diferentes projetos na forma de oficinas, cursos ministrados para a graduação e pós-graduação, e atividades de extensão voltadas para o público em geral. Neste trabalho descrevemos a produção e encenação de um espetáculo teatral denominado “Gaia-Pachamama: Uma parábola ambientalista”. Nesta peça, professores e pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação participaram de todo o processo criativo, incluindo: desenvolvimento do roteiro, figurino, cenografia e a apresentação da peça teatral, que incluiu músicas de nossa própria autoria, sendo acompanhadas por uma orquestra. O espetáculo aborda, de forma lúdica e entusiasta, questões ligadas à preservação do meio ambiente, à utilização descontrolada de agrotóxicos, à ganância do homem moderno e à valorização da cultura indígena. Através da apresentação desta peça teatral, pudemos entrelaçar o conhecimento científico, o conhecimento tradicional dos povos originários e trabalhar com a afetividade através das relações dentro do grupo criativo e com o público. Demonstramos que pesquisadores e cientistas também possuem habilidades criativas que podem ser desenvolvidas através da arte. É possível estimular o ensino de ciências utilizando linguagens artísticas inspiradas na arte e, assim, quebrar o estereótipo da divisão entre cientistas e artistas. Essa ruptura abre oportunidades para que jovens possam optar pela carreira científica e atuar como protagonistas para a reformulação de políticas públicas, modelos de popularização e divulgação científica, desenvolvendo novas estratégias para o ensino de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9042_TB8718_21082023111333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LANDEIRA FERNANDEZ" "autor_nome_curto" => "ANA Landeira" "autor_email" => "landeira@bioqmed.ufrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8718 "inscrito_id" => 9042 "titulo" => "O ESPETÁCULO TEATRAL “GAIA-PACHAMAMA”: AMBIENTALISMO E AFETIVIDADE PARA ESTIMULAR O INTERESSE DE CRIANÇAS E JOVENS PELA CIÊNCIA" "resumo" => "Muitas vezes, o entendimento do significado da atividade científica é mal compreendida e interpretada como uma atividade chata, entediante e feita por pessoas excessivamente metódicas. Por outro lado, a atividade artística é vista como criativa, alegre, imaginativa e capaz de emocionar as pessoas. Visando quebrar esse paradigma, o Laboratório de Ciência, Arte e Educação do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (LACAE-IBqM-UFRJ) vem desenvolvendo diferentes projetos na forma de oficinas, cursos ministrados para a graduação e pós-graduação, e atividades de extensão voltadas para o público em geral. Neste trabalho descrevemos a produção e encenação de um espetáculo teatral denominado “Gaia-Pachamama: Uma parábola ambientalista”. Nesta peça, professores e pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação participaram de todo o processo criativo, incluindo: desenvolvimento do roteiro, figurino, cenografia e a apresentação da peça teatral, que incluiu músicas de nossa própria autoria, sendo acompanhadas por uma orquestra. O espetáculo aborda, de forma lúdica e entusiasta, questões ligadas à preservação do meio ambiente, à utilização descontrolada de agrotóxicos, à ganância do homem moderno e à valorização da cultura indígena. Através da apresentação desta peça teatral, pudemos entrelaçar o conhecimento científico, o conhecimento tradicional dos povos originários e trabalhar com a afetividade através das relações dentro do grupo criativo e com o público. Demonstramos que pesquisadores e cientistas também possuem habilidades criativas que podem ser desenvolvidas através da arte. É possível estimular o ensino de ciências utilizando linguagens artísticas inspiradas na arte e, assim, quebrar o estereótipo da divisão entre cientistas e artistas. Essa ruptura abre oportunidades para que jovens possam optar pela carreira científica e atuar como protagonistas para a reformulação de políticas públicas, modelos de popularização e divulgação científica, desenvolvendo novas estratégias para o ensino de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9042_TB8718_21082023111333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LANDEIRA FERNANDEZ" "autor_nome_curto" => "ANA Landeira" "autor_email" => "landeira@bioqmed.ufrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }