A construção dos vínculos afetivos no processo no desenvolvimento do ser humano têm ganhado notoriedade, surge-se a necessidade de pensar sobre a identidade e a formação docente no cenário pós-isolamento social. O presente trabalho busca compreender o percurso da afetividade na construção da identidade docente, considerando o período pandêmico e as consequências que acarretadas, tal qual, o isolamento social, as aulas remotas e mudanças repentinas no formato de Ensino. Especificamente, tencionou-se (1) discutir a formação docente e as contribuições de uma aprendizagem significativa; (2) identificar a importância da afetividade no processo de ensinoaprendizagem; (3) apresentar possíveis impactos causados pelo isolamento social na formação docente. A pesquisa foi elaborada por meio de estudos bibliográficos que abordam sobre a temática da afetividade aliada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista, as reformulações vivenciadas ao longo dos anos em detrimento da Pandemia causada pelo Covid-19. Tendo como base para esta análises concepções e abordagens sobre afetividade com aporte de Henri Wallon (1995) e em estudos sobre formação de professores, com foco em Nóvoa (2017), Libâneo (2004; 2011) e Pimenta (1997; 2019) entre outros. Concluindo que a identidade docente está em constante construção, afetando e sendo afetada por meio de trocas e vivências entre discente-docente, assim como, ressignificando saberes por meio da ação-reflexão-ação. Por isso, as metodologias de ensino devem estar atreladas a finalidade do favorecimento às trocas afetivas para que ocorra o alcance da aprendizagem de forma significativa