No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem, é fundamental considerar os diversos fatores envolvidos, dentre esses estão as políticas de infraestrutura escolar, uma vez que o ambiente educacional também é um recurso para o aprendizado. Nesse sentido, este trabalho aborda a importância da infraestrutura das escolas no município de Rio Largo, em Alagoas, destacando sua situação de conservação e preservação, discutindo a influência do ambiente escolar para o aprendizado dos alunos. A pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade da infraestrutura das escolas, identificando possíveis deficiências estruturais, propondo medidas para melhorias, sobretudo, visa refletir acerca da influência da infraestrutura escolar para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, à luz de autores como: Costa (2017), Hanushek (2013), Berliner (2015) e Levy (2004), utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em visitas às escolas, entrevistas com gestores e professores e aplicação de questionários aos alunos, enfim, com todos os representantes da comunidade escolar de algumas instituições escolares selecionadas a priori a partir de alguns critérios, a exemplo de unidades escolares que ofertem a educação infantil, dentro outros. Com esses procedimentos e técnicas de pesquisa, a investigação coletou dados sobre a situação atual da infraestrutura escolar em Rio Largo. Portanto, o estudo, embasado na análise dos resultados, evidencia uma avaliação da influência da infraestrutura escolar no aprendizado dos estudantes, além de fornecer subsídios para a proposição de medidas de melhoria.