Esse trabalho tem como principal objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na UFRRJ, em especial as cotas raciais, nos programas de pós-graduação da Universidade, implementada pela Lei nº 12.711/2012 e ampliada aos cursos de pós-graduação através da Portaria Normativa nº 13 de 11 de maio de 2016 e da Deliberação nº 270/2021 – SAOC/UFRRJ, que regulamenta as normas para materialização do sistema de cotas raciais para os cursos de Mestrados e Doutorados. A questão central da pesquisa, ainda em andamento no curso de Doutorado, busca investigar a trajetória acadêmica dos alunos cotistas pretos e pardos na UFRRJ, considerando as categorias de acesso, acolhimento, permanência e conclusão. A pesquisa se propõe investigar também, a trajetória profissional de ex-alunos cotistas dos programas de pós-graduação, dando visibilidade as suas atuações intelectuais e profissionais a partir dessa política. O referencial teórico dialoga com Freire, Munanga, Ramos, Santos, Siss, Souza, entre outros. Além da base teórica, a pesquisa contempla as legislações das ações afirmativas e os diálogos com os direitos humanos nas mais variadas formas, incluindo a democratização da universidade, educação pública, e as questões de etnia, gênero e sexualidade.