Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 10837
    "titulo" => "POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como principal objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na UFRRJ, em especial as cotas raciais, nos programas de pós-graduação da Universidade, implementada pela Lei nº 12.711/2012 e ampliada aos cursos de pós-graduação através da Portaria Normativa nº 13 de 11 de maio de 2016 e da Deliberação nº 270/2021 – SAOC/UFRRJ, que regulamenta as normas para materialização do sistema de cotas raciais para os cursos de Mestrados e Doutorados. A questão central da pesquisa, ainda em andamento no curso de Doutorado, busca investigar a trajetória acadêmica dos alunos cotistas pretos e pardos na UFRRJ, considerando as categorias de acesso, acolhimento, permanência e conclusão. A pesquisa se propõe investigar também, a trajetória profissional de ex-alunos cotistas dos programas de pós-graduação, dando visibilidade as suas atuações intelectuais e profissionais a partir dessa política. O referencial teórico dialoga com Freire, Munanga, Ramos, Santos, Siss, Souza, entre outros. Além da base teórica, a pesquisa contempla as legislações das ações afirmativas e os diálogos com os direitos humanos nas mais variadas formas, incluindo a democratização da universidade, educação pública, e as questões de etnia, gênero e sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819592edcfd_19122023100730.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:07:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA ABRUNHOSA PINTO SADA"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintiabrunhosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 10837
    "titulo" => "POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como principal objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na UFRRJ, em especial as cotas raciais, nos programas de pós-graduação da Universidade, implementada pela Lei nº 12.711/2012 e ampliada aos cursos de pós-graduação através da Portaria Normativa nº 13 de 11 de maio de 2016 e da Deliberação nº 270/2021 – SAOC/UFRRJ, que regulamenta as normas para materialização do sistema de cotas raciais para os cursos de Mestrados e Doutorados. A questão central da pesquisa, ainda em andamento no curso de Doutorado, busca investigar a trajetória acadêmica dos alunos cotistas pretos e pardos na UFRRJ, considerando as categorias de acesso, acolhimento, permanência e conclusão. A pesquisa se propõe investigar também, a trajetória profissional de ex-alunos cotistas dos programas de pós-graduação, dando visibilidade as suas atuações intelectuais e profissionais a partir dessa política. O referencial teórico dialoga com Freire, Munanga, Ramos, Santos, Siss, Souza, entre outros. Além da base teórica, a pesquisa contempla as legislações das ações afirmativas e os diálogos com os direitos humanos nas mais variadas formas, incluindo a democratização da universidade, educação pública, e as questões de etnia, gênero e sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819592edcfd_19122023100730.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:07:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA ABRUNHOSA PINTO SADA"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintiabrunhosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho tem como principal objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na UFRRJ, em especial as cotas raciais, nos programas de pós-graduação da Universidade, implementada pela Lei nº 12.711/2012 e ampliada aos cursos de pós-graduação através da Portaria Normativa nº 13 de 11 de maio de 2016 e da Deliberação nº 270/2021 – SAOC/UFRRJ, que regulamenta as normas para materialização do sistema de cotas raciais para os cursos de Mestrados e Doutorados. A questão central da pesquisa, ainda em andamento no curso de Doutorado, busca investigar a trajetória acadêmica dos alunos cotistas pretos e pardos na UFRRJ, considerando as categorias de acesso, acolhimento, permanência e conclusão. A pesquisa se propõe investigar também, a trajetória profissional de ex-alunos cotistas dos programas de pós-graduação, dando visibilidade as suas atuações intelectuais e profissionais a partir dessa política. O referencial teórico dialoga com Freire, Munanga, Ramos, Santos, Siss, Souza, entre outros. Além da base teórica, a pesquisa contempla as legislações das ações afirmativas e os diálogos com os direitos humanos nas mais variadas formas, incluindo a democratização da universidade, educação pública, e as questões de etnia, gênero e sexualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.