Os jogos e o brincar da criança são destacados na literatura como parte importante do desenvolvimento infantil; os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais são os grandes beneficiários deste exercício natural. O presente trabalho tem por objetivo levantar os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e as práticas do brincar como elemento fundamental na transição entre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa também visa discutir a negligência do brincar e da interação social a partir do lúdico, principalmente nas abordagens teórico-práticas da sala de aula. Através da pesquisa bibliográfica é perceptível a dicotomia entre autores quando se trata da função do brincar no ensino fundamental; constante a isso, a vivência prática do projeto de extensão da UFPB aplicada às turmas do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica, leva o brincar, o lúdico e a arte para além da sala de aula. Por fim, a prática do projeto de extensão leva as crianças a sair de sua rotina de aula para vivenciar algumas horas de brincadeiras em grupo e se expressar através de atividades artísticas, proporcionando a exploração de mundo, criatividade, autorregulação e contribuir para a motivação para cumprir com suas atividades regulares.