Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES ATRAVÉS DE OFICINAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96297
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 7844
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES ATRAVÉS DE OFICINAS"
    "resumo" => "Os jogos e o brincar da criança são destacados na literatura como parte importante do desenvolvimento infantil; os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais são os grandes beneficiários deste exercício natural. O presente trabalho tem por objetivo levantar os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e as práticas do brincar como elemento fundamental na transição entre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa também visa discutir a negligência do brincar e da interação social a partir do lúdico, principalmente nas abordagens teórico-práticas da sala de aula. Através da pesquisa bibliográfica é perceptível a dicotomia entre autores quando se trata da função do brincar no ensino fundamental; constante a isso, a vivência prática do projeto de extensão da UFPB aplicada às turmas do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica, leva o brincar, o lúdico e a arte para além da sala de aula. Por fim, a prática do projeto de extensão leva as crianças a sair de sua rotina de aula para vivenciar algumas horas de brincadeiras em grupo e se expressar através de atividades artísticas, proporcionando a exploração de mundo, criatividade, autorregulação e contribuir para a motivação para cumprir com suas atividades regulares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7844_TB2157_14102023203221.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FABRICIO AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "beatrizamorimf08@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96297
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 7844
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ARTE, JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES ATRAVÉS DE OFICINAS"
    "resumo" => "Os jogos e o brincar da criança são destacados na literatura como parte importante do desenvolvimento infantil; os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais são os grandes beneficiários deste exercício natural. O presente trabalho tem por objetivo levantar os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e as práticas do brincar como elemento fundamental na transição entre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa também visa discutir a negligência do brincar e da interação social a partir do lúdico, principalmente nas abordagens teórico-práticas da sala de aula. Através da pesquisa bibliográfica é perceptível a dicotomia entre autores quando se trata da função do brincar no ensino fundamental; constante a isso, a vivência prática do projeto de extensão da UFPB aplicada às turmas do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica, leva o brincar, o lúdico e a arte para além da sala de aula. Por fim, a prática do projeto de extensão leva as crianças a sair de sua rotina de aula para vivenciar algumas horas de brincadeiras em grupo e se expressar através de atividades artísticas, proporcionando a exploração de mundo, criatividade, autorregulação e contribuir para a motivação para cumprir com suas atividades regulares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7844_TB2157_14102023203221.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FABRICIO AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "beatrizamorimf08@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os jogos e o brincar da criança são destacados na literatura como parte importante do desenvolvimento infantil; os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais são os grandes beneficiários deste exercício natural. O presente trabalho tem por objetivo levantar os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e as práticas do brincar como elemento fundamental na transição entre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa também visa discutir a negligência do brincar e da interação social a partir do lúdico, principalmente nas abordagens teórico-práticas da sala de aula. Através da pesquisa bibliográfica é perceptível a dicotomia entre autores quando se trata da função do brincar no ensino fundamental; constante a isso, a vivência prática do projeto de extensão da UFPB aplicada às turmas do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica, leva o brincar, o lúdico e a arte para além da sala de aula. Por fim, a prática do projeto de extensão leva as crianças a sair de sua rotina de aula para vivenciar algumas horas de brincadeiras em grupo e se expressar através de atividades artísticas, proporcionando a exploração de mundo, criatividade, autorregulação e contribuir para a motivação para cumprir com suas atividades regulares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.