A educação infantil é um período crucial para o desenvolvimento humano, já que nessa fase ocorrem importantes transformações cognitivas, emocionais e sociais. Nesse contexto, a escola desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento infantil. Portanto, o objetivo principal deste artigo é discutir a importância da educação infantil para o crescimento humano e o papel da escola na promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Para atingir esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: I - Analisar os principais aspectos teóricos relacionados à importância da educação infantil para o desenvolvimento humano; II - Verificar o papel da escola na promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças; III - Discutir as principais estratégias utilizadas pela escola para promover o desenvolvimento infantil. Para desenvolver esses objetivos, foi utilizada a seguinte questão-norteadora: Qual é o papel da escola na promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na educação infantil? A pesquisa se justifica pela importância da educação infantil no desenvolvimento humano e pela necessidade de compreender o papel da escola nesse processo. Este trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica como metodologia principal. Para tanto, foram consultadas fontes diversas, como livros, artigos científicos, dissertações, teses, entre outros, utilizando como embasamento teórico autores como Ekman (1999), Vygotsky (1978), Piaget (1973), entre outros. No decurso da pesquisa percebe-se que a escola promove um desenvolvimento cognitivo que impacta positivamente na educação infantil, bem como no emocional e social dos indivíduos que a cercam. Ao fim da elaboração deste artigo, constatou-se a importância da educação infantil para o desenvolvimento humano, bem como o papel fundamental que a escola desempenha nesse processo.