O BILHETE ORIENTADOR COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA MEDIAR O PROCESSO DE REVISÃO E REESCRITA TEXTUAL
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Consideramos os pressupostos bakhtinianos acerca dos conceitos de interação discursiva e enunciado, e nas práticas de produção escrita propostas, o bilhete orientador, como estratégia metodológica para mediar a revisão e a reescrita textual. Interessa-nos observar nas aulas de leitura e produção textual no 6º e 7º ano do ensino fundamental, a responsividade do aluno durante a produção textual escrita, bem como o emprego dos bilhetes orientadores, visando à formação docente, por meio de encontros de estudo para indicações possíveis de mediação junto aos textos dos alunos de uma escola pública no interior do estado do Paraná. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico-documental, emprega a Análise de Conteúdos (AC) de Bardin (1977), e contempla o estudo dos documentos da escola, e instrumentos e categorias ainda não definidas, com vistas à observação participante em ambiente escolar. 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