Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

O professor de Ensino Básico na escola pública e a utilização da Matemática Crítica na sala de aula: Vantagens e tensões

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 974
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "O professor de Ensino Básico na escola pública e a utilização da Matemática Crítica na sala de aula: Vantagens e tensões"
    "resumo" => "Na Educação Matemática encontramos diversas pesquisas e textos sobre o tema Educação Matemática Crítica. O objetivo desse projeto é buscar mais informações a respeito da sala de aula no ensino público e o uso da Matemática Crítica. Para tal, pretendo acompanhar um(a) professor(a) do Ensino Básico que tenha interesse em  trabalhar ou já trabalha em sala de aula com a Matemática Crítica. Juntamente com ele(a), procurar materiais/currículos/projetos que ele(a) possa utilizar na sala de aula. Meu trabalho seria de apoio, ajudando-o(a) a encontrar esse material e usá-lo na sala (de acordo com que ele(a) estivesse lecionando, e com o tempo, por exemplo). A partir disto, observar a resposta do aluno e do projeto e levantar a questão das tensões que aparecem na sala de aula quando um(a) professor(a) tenta usar esses métodos, devido à falta de tempo, falta de apoio (de pais, dirigentes, etc.). Neste caso, algumas perguntas para a pesquisa poderiam ser: 1) Quais os principais obstáculos (tensões) que aparecem quando um(a) professor(a) tenta usar novos métodos? 2) E dentre essas "tensões", quais seriam mais vinculadas ao material e com a pedagogia/didática do(a) professor(a)? Paralelamente, pretendo observar uma sala na universidade que utiliza a Matemática Crítica, e, futuramente, a mesma observação em outro país, para uma comparação e uma visão geral dessa tendência em Educação Matemática. Analisar e comparar esses três ambientes da Matemática Crítica seria essencial para observar como essa tendência se comporta em cada um destes ambientes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "e6ae267e83bcef77bcf8f9ebdc1912cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 974
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "O professor de Ensino Básico na escola pública e a utilização da Matemática Crítica na sala de aula: Vantagens e tensões"
    "resumo" => "Na Educação Matemática encontramos diversas pesquisas e textos sobre o tema Educação Matemática Crítica. O objetivo desse projeto é buscar mais informações a respeito da sala de aula no ensino público e o uso da Matemática Crítica. Para tal, pretendo acompanhar um(a) professor(a) do Ensino Básico que tenha interesse em  trabalhar ou já trabalha em sala de aula com a Matemática Crítica. Juntamente com ele(a), procurar materiais/currículos/projetos que ele(a) possa utilizar na sala de aula. Meu trabalho seria de apoio, ajudando-o(a) a encontrar esse material e usá-lo na sala (de acordo com que ele(a) estivesse lecionando, e com o tempo, por exemplo). A partir disto, observar a resposta do aluno e do projeto e levantar a questão das tensões que aparecem na sala de aula quando um(a) professor(a) tenta usar esses métodos, devido à falta de tempo, falta de apoio (de pais, dirigentes, etc.). Neste caso, algumas perguntas para a pesquisa poderiam ser: 1) Quais os principais obstáculos (tensões) que aparecem quando um(a) professor(a) tenta usar novos métodos? 2) E dentre essas "tensões", quais seriam mais vinculadas ao material e com a pedagogia/didática do(a) professor(a)? Paralelamente, pretendo observar uma sala na universidade que utiliza a Matemática Crítica, e, futuramente, a mesma observação em outro país, para uma comparação e uma visão geral dessa tendência em Educação Matemática. Analisar e comparar esses três ambientes da Matemática Crítica seria essencial para observar como essa tendência se comporta em cada um destes ambientes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "e6ae267e83bcef77bcf8f9ebdc1912cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Na Educação Matemática encontramos diversas pesquisas e textos sobre o tema Educação Matemática Crítica. O objetivo desse projeto é buscar mais informações a respeito da sala de aula no ensino público e o uso da Matemática Crítica. Para tal, pretendo acompanhar um(a) professor(a) do Ensino Básico que tenha interesse em trabalhar ou já trabalha em sala de aula com a Matemática Crítica. Juntamente com ele(a), procurar materiais/currículos/projetos que ele(a) possa utilizar na sala de aula. Meu trabalho seria de apoio, ajudando-o(a) a encontrar esse material e usá-lo na sala (de acordo com que ele(a) estivesse lecionando, e com o tempo, por exemplo). A partir disto, observar a resposta do aluno e do projeto e levantar a questão das tensões que aparecem na sala de aula quando um(a) professor(a) tenta usar esses métodos, devido à falta de tempo, falta de apoio (de pais, dirigentes, etc.). Neste caso, algumas perguntas para a pesquisa poderiam ser: 1) Quais os principais obstáculos (tensões) que aparecem quando um(a) professor(a) tenta usar novos métodos? 2) E dentre essas "tensões", quais seriam mais vinculadas ao material e com a pedagogia/didática do(a) professor(a)? Paralelamente, pretendo observar uma sala na universidade que utiliza a Matemática Crítica, e, futuramente, a mesma observação em outro país, para uma comparação e uma visão geral dessa tendência em Educação Matemática. Analisar e comparar esses três ambientes da Matemática Crítica seria essencial para observar como essa tendência se comporta em cada um destes ambientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.