Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Visualizações: 258
Formação Inicial do Professor de Matemática:a (in)visibilidade dos saberes docentes.

Publicado em 07 de novembro de 2011

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.