Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1284
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é um campo de pesquisa e um espaço de reflexão crítica da formação docente, é o momento em que o estagiário compreende a relação entre teoria e prática no ambiente escolar, exercendo através da prática na sala de aula e aprendizagens com os saberes da experiência do professor supervisor. A finalidade do estágio consiste em progredir na construção da identidade docente, de forma que não se refere somente ao “como fazer”, “como elaborar” e “como aplicar”, ou seja, os saberes fazeres pedagógicos vão além dos conceitos prévios sobre o método de ensinar para o aprimoramento do conhecimento cientifico tantos dos alunos como do estagiário. O objetivo deste trabalho visa destacar as experiências e vivências do estágio supervisionado na formação inicial docente. A narrativa apresentada compreende as experiências vivenciadas durante o estágio do curso de licenciatura em Química no Ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Caxias - MA. A regência resultou nos conhecimentos demonstrados durante as aulas sobre os conteúdos, contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Conclui-se, que as experiências docentes são importantes para tomada de decisões, as dificuldades, desafios e aprendizagens, auxilia na formação profissional do acadêmico por apontar caminhos na trajetória da profissão docente formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID587_TB1284_03052023003028.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ANDRADE GOMES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardoandrade941@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1284
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é um campo de pesquisa e um espaço de reflexão crítica da formação docente, é o momento em que o estagiário compreende a relação entre teoria e prática no ambiente escolar, exercendo através da prática na sala de aula e aprendizagens com os saberes da experiência do professor supervisor. A finalidade do estágio consiste em progredir na construção da identidade docente, de forma que não se refere somente ao “como fazer”, “como elaborar” e “como aplicar”, ou seja, os saberes fazeres pedagógicos vão além dos conceitos prévios sobre o método de ensinar para o aprimoramento do conhecimento cientifico tantos dos alunos como do estagiário. O objetivo deste trabalho visa destacar as experiências e vivências do estágio supervisionado na formação inicial docente. A narrativa apresentada compreende as experiências vivenciadas durante o estágio do curso de licenciatura em Química no Ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Caxias - MA. A regência resultou nos conhecimentos demonstrados durante as aulas sobre os conteúdos, contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Conclui-se, que as experiências docentes são importantes para tomada de decisões, as dificuldades, desafios e aprendizagens, auxilia na formação profissional do acadêmico por apontar caminhos na trajetória da profissão docente formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID587_TB1284_03052023003028.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ANDRADE GOMES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardoandrade941@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado é um campo de pesquisa e um espaço de reflexão crítica da formação docente, é o momento em que o estagiário compreende a relação entre teoria e prática no ambiente escolar, exercendo através da prática na sala de aula e aprendizagens com os saberes da experiência do professor supervisor. A finalidade do estágio consiste em progredir na construção da identidade docente, de forma que não se refere somente ao “como fazer”, “como elaborar” e “como aplicar”, ou seja, os saberes fazeres pedagógicos vão além dos conceitos prévios sobre o método de ensinar para o aprimoramento do conhecimento cientifico tantos dos alunos como do estagiário. O objetivo deste trabalho visa destacar as experiências e vivências do estágio supervisionado na formação inicial docente. A narrativa apresentada compreende as experiências vivenciadas durante o estágio do curso de licenciatura em Química no Ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Caxias - MA. A regência resultou nos conhecimentos demonstrados durante as aulas sobre os conteúdos, contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Conclui-se, que as experiências docentes são importantes para tomada de decisões, as dificuldades, desafios e aprendizagens, auxilia na formação profissional do acadêmico por apontar caminhos na trajetória da profissão docente formativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.